Coluna da segunda | Candidatura própria em pé?
Uma ala do Partido dos Trabalhadores (PT), em Pernambuco, ainda vem cogitando apresentar à executiva nacional a possibilidade de ter candidatura própria no Recife. Eles apostam que o prefeito João Campos (PSB) não dará a vice e preferem buscar um caminho alternativo.
Nas últimas eleições, o PT lançou candidato. O que chama atenção é que o senador Humberto Costa, que coordena o grupo tático eleitoral do PT em nível nacional, ainda não deu sua opinião pública. Opina em vários estados e, na sua capital, vem mantendo o silêncio.
Pelo tom que adotou no lançamento da pré-candidatura de Túlio Gadelha (REDE), o ex-prefeito e deputado João Paulo Lima (PT) está se roendo para disputar a eleição contra João Campos. A prova mais clara foi quando ele disse: “no primeiro turno, poderemos estar em palanques diferentes, mas no segundo turno a gente se encontra”. Como fosse uma estratégia para levar o pleito para o segundo tempo.
JOGO DA GOVERNADORA - Este é claramente o jogo da governadora Raquel Lyra (PSDB): apostar na tese das múltiplas candidaturas contra João Campos. Ela tem o objetivo de levar a eleição para o segundo turno. Colocar Túlio no jogo com partidos que estão com ela, estimular o PT e lançar um candidato próprio fazem parte do seu script. Fazendo uma breve leitura da política.
TÚLIO CANDIDATO? - Mesmo Dani Portela (PSOL) confirmando com números que Túlio Gadelha (Rede) não será candidato, a conversa em Brasília é completamente diferente. A estratégia de alguns partidos já apoiarem ele faz parte do discurso que terá dentro da federação nacional. Sem falar que Dani, até o momento, não mostrou que é oposição ainda no Recife.
FRASE DO DIA: “É legítima a pré-candidatura da nossa companheira Dani Portela. Mas queremos debater isso dentro da federação”, disse a ministra Marina Silva, encerrando e gritando "Túlio prefeito".
PDT RACHADO - Enquanto o ex-deputado Wolney Queiroz estava sendo homenageado por João Campos na inauguração do Compaz do Ibura, Carlos Lupi mandava vídeo de apoio a Túlio Gadelha. O PDT rachou de vez.
TERRA NOVA - O ex-vereador Duila do Alazão lançou sua pré-candidatura a prefeito de Terra Nova, no Sertão pernambucano, tendo Pedro Callou como seu vice. Ele vai bater de frente com Dr. Dinha Mororó, nome apoiado pela prefeita Aline Freire.
HOMENAGEM - Por proposição da vereadora Liane Cirne (PT), a Câmara de Vereadores do Recife realiza, hoje, reunião solene em homenagem ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), às 18h, no plenário da Casa José Mariano.
PINGA-FOGO: João Paulo Lima disputa bem a eleição contra João Campos ou é cliente?