Coluna da segunda | Bolsonaro volta a Pernambuco

Numa espécie de “não deixar o nome esfriar”, após a denúncia da Procuradoria Geral da República, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca, hoje, em Pernambuco para agenda de um dia. Ele vai tomar café da manhã na padaria Boa Viagem, tentando manter a proximidade com a população.
À tarde, Bolsonaro terá duas agendas: visita às instalações da Usina Petribu, em Lagoa de Itaenga, e depois segue para a cidade de Vitória de Santo Antão, onde receberá o título de cidadão do município.
A presença de Bolsonaro no estado anima a tropa política local do ex-presidente e esquenta os nomes mais próximos para a disputa em 2026. A direita trabalha para eleger o maior número de parlamentares no próximo ano e essas agendas de Bolsonaro ajudam nessa alavancagem.
PRESTÍGIO - O presidente da Câmara, Hugo Motta, atendeu um convite do prefeito do Recife, João Campos, e veio até Recife prestigiar as prévias do Carnaval da cidade. O ministro Silvio Costa Filho, que é amigo pessoal de Motta, também fez questão de recebê-lo. João lembrou o pai, enquanto governava o estado, que fazia questão de receber nomes da política nacional para os festejos de momo.
CARA DE CHAPA - O senador Humberto Costa e o ministro Silvio Costa Filho posaram para uma foto ao lado do prefeito João Campos. O registro pareceu a chapa dos sonhos defendida por muitos da Frente Popular. Silvinho e Humberto para o Senado com Campos para governador. Ficou faltando só o vice.
PONTO DE ENCONTRO - No programa Ponto de Encontro, o deputado Pedro Campos (PSB) não poupou críticas ao Governo Raquel, fez observações sobre a concessão da Compesa, avaliou o desempenho de Lula na presidência e evitou lançar o irmão - o prefeito João Campos - para governador. Pedro mostrou que está com as ações do seu mandato na ponta da língua e apontou o que vai fazer na liderança do PSB na Câmara dos Deputados.
FRASE DO DIA: “Sou candidato a reeleição em 2026”, disse o deputado Pedro Campos, descartando ser o plano B da Frente Popular na disputa pelo Governo de Pernambuco.
RÁPIDAS
RESGATE DA SEMANA PRÉ - A cidade de Carpina, na Mata Norte, tem a tradição da semana pré-carnavalesca. Com o passar do tempo, essa tradição foi se perdendo. A nova gestão da preferia Eduarda Gouveia conseguiu resgatar essa agenda cultural.
AGENDA INTENSA - A segunda-feira da governadora vai do litoral ao sertão. Raquel Lyra participa do acolhimento aos novos 1.599 residentes do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuarão no estado. Depois, inaugura a nova sede da Faculdade de Odontologia de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Fecha o dia com duas agendas em Serra Talhada.
PINGA-FOGO: Lula vai conseguir terminar o desenho da reforma ministerial antes do Carnaval?