Coluna da segunda | As rédeas do PSB estão nas mãos de João Campos
Com a saída prematura do ex-governador Paulo Câmara do PSB, o protagonismo e a liderança da sigla em Pernambuco e no País caem nas mãos do prefeito João Campos.
No comando da única capital governada pelo PSB, João já desempenhou sua articulação na eleição passada e terá pela frente a missão reposicionar o partido na cena nacional. Mesmo com a queda na bancada federal, o PSB saiu bem, com três Ministérios e cargos de destaque em muitos deles.
Esse protagonismo não aconteceu da noite para o dia. Ainda em 2020, em sua eleição, ele conseguiu atrair peça-chaves que não andavam satisfeitas com a Frente Popular. Já neste ano, conseguiu recompor a aliança do seu partido com o PSD de André de Paula e trazer para perto Luciano Bivar e a força do União Brasil.
Com tudo isso, João Campos tem pela frente a difícil missão de não soltar as rédeas da legenda que projetou seu pai para o Brasil. A guinada ao centro feita pela sigla, ainda em 2014, quando Eduardo Campos foi candidato a presidente, começará a colher os frutos agora.
Por fim, às vésperas de disputar sua reeleição, o prefeito do Recife sabe que se fizer o dever de casa na manutenção de prefeituras estratégicas em Pernambuco, terá percorrido metade do caminho de sua trajetória rumo ao Governo. O embate entre ele e Raquel em 2026 é inevitável, mas ele vem dando sinais de que não quer trazer esse debate para hoje.
FATO NOVO - Corre nos bastidores da Assembleia que o deputado Aglailson Victor vai para um bate-chapa com a deputada Simone Santana pela primeira-vice-presidência da Casa. Ambos são do PSB, e disputarão o cargo pela segunda vez.
SINTONIA - Nem assumiram o comando da Assembleia Legislativa, mas os deputados Álvaro Porto, futuro presidente, e Gustavo Gouveia, que será o primeiro secretário, vêm dando sinais de uma sintonia na gestão da Casa de Joaquim Nabuco. Essa unidade entre os gestores ajudará no pleno funcionamento do Parlamento pernambucano.
ALEPE RENOVADA - Dos 49 deputados que serão empossados na próxima quarta-feira, dia 1º de fevereiro, 24 são novatos. As urnas entregaram a Pernambuco um Legislativo renovado, mas ao mesmo tempo com nomes de experiência na política, como ex-prefeitos, deputados que voltam à Casa e ex-vereadores.
RÁPIDAS
PALAVRA FINAL - Mesmo com uma penca de esquentes nas ruas de Carpina, o nome do grupo Botafogo terá que passar pelo crivo do atual prefeito. O gestor vem fazendo uma administração exitosa e será o grande eleitor na eleição do próximo ano. Quem quiser se antecipar agora, poderá colher uma negativa no futuro.
SAÚDE - Sob o comando a experiente Ana Claudia Callou, a Saúde na cidade de Olinda vem ganhando uma nova cara. Essa pasta era um dos gargalos da gestão do professor Lupércio. Agora, ganha outro ritmo. Callou, além de ser sanitarista, tem um currículo vasto na gestão pública.
LAGOA DO CARRO - O nome do ex-deputado estadual Botafogo Filho vem ganhando força para ser o candidato do grupo na terra do Tapete. Josafá, como também é conhecido, vive o dia a dia da cidade e tem a preferência de vários atores políticos locais.
PINGA-FOGO: Quem vence o bate-chapa: Simone Santana ou Aglailson Victor?