Coluna da segunda | A maestria política de Fernando Bezerra Coelho
Um dos políticos mais experientes de Pernambuco, sendo ex-prefeito, ex-secretário de Estado, ex-ministro e agora ex-senador, Fernando Bezerra Coelho se comporta como gigante quando o assunto é articulação.
Sua relação com os presidentes da República sempre foi de muita proximidade. Desde Fernando Henrique, quando ainda comandava Petrolina; passando pelos dois governos Lula, chegando a indicar seu irmão na Codevasf; depois foi ministro de Dilma por indicação do PSB; teve um filho ministro de Temer; recentemente foi líder de Bolsonaro no Senado; e agora, de expoente do bolsonarismo, volta a emplacar aliados no terceiro governo Lula.
O que chama mais atenção é que ele e todo seu clã voltam a se aproximar de Lula pelas mãos de outro grande articulador, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Esse movimento de emplacar uma diretoria na Codevasf já foi fruto dessa reaproximação com Campos, que vem se revelando um player de destaque nacional. Lances que só os craques conseguem protagonizar.
Por fim, se concretizando essa aliança com João, FBC tem muito a acrescentar, tanto na gestão quanto na política do prefeito do Recife. Sua capacidade de diálogo, perfil aguerrido e preparado são alguns dos muitos adjetivos que cabem ao ex-senador.
PESQUISA - A recente pesquisa DataFolha apresentando os números iniciais do Governo Lula não foi tão animadora assim. Segundo os dados, o presidente fez até agora pelo País menos do que o esperado, na opinião de uma em cada quatro pessoas que declaram ter votado nele. Ao todo, 25% são eleitores frustrados com o petista, enquanto 51% estão na média geral. Isso acende um alerta.
CONSOLIDAÇÃO DO ROMPIMENTO - Após vários movimentos, enfim, ficou evidenciado o rompimento entre a prefeita Elcione e seu padrinho político, o deputado Mário Ricardo. O pedido de demissão da secretária Renata Melo foi a consolidação. A eleição de 2024 vai parar o Litoral Norte.
IMBRÓGLIO NA UVP - O grupo de Oposição se apega numa decisão do TJPE suspendendo o pleito da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O atual presidente e candidato único Léo do Ar finge que não vê e segue o jogo. A eleição está marcada para hoje. O nome da oposição é o vereador de Serra Talhada, Zé Raimundo. Será que vai acontecer?
FRASE DO DIA: “Estamos aqui para reafirmar que as mães, pais e as pessoas com autismo não estão sozinhas. Estamos entregando simbolicamente esta carteira, que é o início, com a identificação, o censo e a construção da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para atender essas famílias, com mais segurança e dignidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
RÁPIDAS
CIRCULA BEM - Em seu segundo mandato de federal, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) vem num ritmo pesado de trabalho em Brasília. Ele é um dos pernambucanos que circulam bem em vários setores da Capital Federal.
AGENDA INTENSA - O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, desembarca em Pernambuco amanhã para cumprir uma agenda lotada. Ele tem lançamento de programas, reuniões com vários secretários estaduais e visita a universidades.
FESTA GRANDE - Os 188 anos da Assembleia Legislativa foram comemorados em grande estilo. Um passeio ciclístico pelas ruas do Recife marcou a data de aniversário da Casa de Joaquim Nabuco.
FESTEJANDO - Quero aqui, em nome do seu presidente Eduardo Queiroz Monteiro, parabenizar a todos que fazem a Folha de Pernambuco pela passagem dos seus 25 anos. Recebam nossos cumprimentos festivos.
PINGA-FOGO: Quando os Coelhos anunciam oficialmente adesão ao Governo João Campos?