Coluna da segunda | A crise existencial do PDT
Nem Nietzsche explica a crise existencial que o PDT está vivendo em Pernambuco nos últimos tempos. Todo mundo manda e, no frigir dos ovos, ninguém tem a palavra final.
O partido está na base da governadora Raquel Lyra (PSDB), apoia Tulio Gadelha (Rede) para prefeito do Recife, que não é o candidato oficial da tucana, e coloca em segundo plano os desejos da municipal com Isabella de Roldão.
Em Caruaru, onde tem um reduto histórico, é o partido de José Queiroz, que não é o candidato de Raquel, e, ainda, tem secretário de Estado no evento de Queiroz contrariando a própria coerência do partido.
No estado, quem comanda é o ex-deputado Wolney Queiroz, pelo menos em tese, que queria ficar com o prefeito João Campos, mas foi barrado por Lupi como retaliação ao que foi feito em Fortaleza. Tulio Gadelha, por sua vez, junto com o Palácio, montou a legenda em várias cidades, pensou em se filiar, mas temeu perder o mandato. Para finalizar, o PDT apoia em Jaboatão a reeleição do prefeito Mano Medeiros, que é do PL de Bolsonaro.
Vai entender esse partido! Brizola deve estar se revirando no túmulo.
OUTRA VERSÃO - Uma outra versão anda circulando sobre a saída de Murilo Cavalcanti da Secretaria de Segurança Cidadã. As informações dão conta de que as críticas à gestão de Eduardo Paes no Recife gerou um feedback que não agradou a gestão do prefeito João Campos. A questão de ser vereador foi uma justificativa para uma saída honrosa.
TOMANDO GOSTO - Na primeira vez que um presidente do Tribunal de Justiça assume a Prefeitura do Recife, o desembargador Ricardo Paes Barreto tirou a toga, botou o boné para enfrentar o sol nos morros da cidade e entregou várias obras. Parece que ele tomou gosto.
FRASE DO DIA: “Brevemente, X publicará tudo o que foi exigido por Alexandre de Moraes e como esses pedidos violam a lei brasileira. Este juiz tem descaradamente e repetidamente traído a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou ser impugnado", escreveu Elon Musk.
RÁPIDAS
CAMARAGIBE - Após flertar com outros partidos, Bosco Silva vai disputar a Prefeitura de Camaragibe pelo PP. Além dele, diversos pré-candidatos a vereador na cidade também se filiaram a legenda.
ESPECULAÇÕES AUMENTAM - Sem alarde, o prefeito João Campos (PSB) filiou, no PSB, a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas. Isso aumenta as especulações de que ela poderá ser sua vice.
PORTA A PORTA - Um dia após ser oficializado como pré-candidato a prefeito, Daniel Coelho (PSD) já iniciou o porta a porta pelos bairros do Recife. À coluna, ele disse: “a receptividade é muito boa”.
PINGA-FOGO: Vai ter mudanças no secretariado de Raquel?