Coluna da segunda | A conta do bolsonarismo no Recife
Com o aval dado pelo Partido Liberal em Pernambuco, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, vem se preparando para disputar a eleição municipal na cidade do Recife no próximo ano. Em recente pesquisa divulgada, o ex-auxiliar de Bolsonaro não pontuou bem, mas, mesmo assim, ele dá sinais de que vai insistir na candidatura.
A conta que ele vem fazendo é em cima dos números que obteve para o Senado. Gilson ficou em segundo lugar no Recife, contabilizando 323769 votos, ou seja, 39,04% dos votos válidos. Mesmo sabendo que cada eleição tem sua própria história, a conta bolsonarista é que esse voto de direita – hoje mais tímido – vai se reacender quando começar a campanha.
Por fim, a real conta que Gilson Machado precisa fazer é se sua candidatura a prefeito não ofuscará o resultado significativo que teve nas urnas em 22 para o Senado e, por consequência, não atrapalhar seu futuro político. O resto é sentimento!
VICE IDEAL – Se o prefeito João Campos optar em não entregar a vice ao PT, o que a preço de hoje deve acontecer, um nome que surge como opção é o advogado e ex-candidato ao Senado, Carlos Andrade Lima (UB). Além de ser um nome leve, Carlos traz o peso do União Brasil com o robusto tempo de Rádio e TV. Só tem que combinar com Mendonça Filho.
TENTANDO UNIR – O ex-prefeito e ex-deputado Zeca Cavalcanti está se animando para disputar, mais uma vez, a Prefeitura de Arcoverde. O maior imbróglio da Oposição é a falta de unidade. Resta saber se a ex-prefeita Madalena Brito vai recuar e apoiar seu ex-padrinho político. O maior trabalho de Zeca é tentar unir o bloco contra o prefeito Wellington, que já anunciou sua pré-candidatura à reeleição.
CHAPA DE ESQUERDA – Um grupo de parlamentares vem tentando convencer o PT e o presidente Lula para uma aliança com a ex-deputada Marília Arraes em Jaboatão dos Guararapes. “Uma chapa com Marília e Elias Gomes seria o sonho de todos para vencer a eleição”. Há duas dificuldades nessa tese: o PT ceder para Marília e Elias recuar.
FRASE DO DIA: “Conversamos, ainda, sobre os cenários da política local, regional e nacional, uma vez que a engenharia política já edifica as suas construções preliminares. No final, o diálogo foi de extrema importância, visto que tratamos de políticas públicas que colaboram com o crescimento social e econômico da nossa querida cidade”, afirma o presidente da Câmara de Caruaru, Bruno Lambreta, após encontro com o presidente do PT Caruaru, Leo Bulhões.
RÁPIDAS
FIM DA REELEIÇÃO – Os senadores estão trabalhando para votar, até o final deste ano, uma proposta de emenda constitucional que prevê o fim da reeleição e a implementação de mandatos de cinco anos para os cargos de presidente, governadores e prefeitos. Resta saber se essa matéria vai passar na Câmara dos Deputados.
DA VEJA – A informação trazida pela coluna Radar, da Veja, é que o Partido dos Trabalhadores (PT) deve ficar de fora das eleições das cidades de São Paulo (onde a legenda deverá apoiar Guilherme Boulos, do PSOL), Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Recife. Essa informação anima a tropa do prefeito João Campos que acredita na costura de Lula entre o PT e PSB em Pernambuco.
LIVRO – O jornalista Magno Martins lança hoje, às 18h, na Assembleia Legislativa, o livro biográfico ‘O Estilo Marco Maciel’, que traz traços da vasta vida do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. O evento vai reunir políticos, empresários e admiradores da história de Maciel.
PINGA-FOGO: Gilson Machado tem que ser candidato a prefeito mesmo ou é melhor se preservar para 26?