Coluna da quinta | Tucanos podem mudar a rota em Pernambuco

Foto: Rodolfo Loepert/PSB
Após perder Raquel Lyra, um dos seus três governadores, a cúpula tucana não vem digerindo bem esse movimento da pernambucana e já busca uma nova rota no estado.
O caminho buscado pelo ex-ministro Bruno Araújo, responsável pela articulação no estado, foi buscar uma aliança com o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto.
Segundo o próprio Porto, a reunião com a cúpula tucana, em Brasília, “foi muito proveitosa”. Ele foi recebido por Aécio Neves, Bruno Araújo, o secretário-geral Paulo Abi-Ackel, além do líder do PSDB na Câmara, deputado Adolfo Viana.
A coluna apurou que um novo encontro deverá acontecer na próxima semana e poderá ser definitivo. Com isso, o PSDB, partido pelo qual Raquel se elegeu duas vezes em Caruaru e chegou ao Palácio do Governo, está muito próximo de ficar no palanque de João Campos.
FALA DE CANDIDATO - A declaração do prefeito João Campos (PSB) à Folha de Pernambuco, mostrando tranquilidade na aliança com o presidente Lula, soou, a muitos ouvidos, mais uma fala de candidato que está costurando seu palanque do que um iminente presidente nacional da legenda.
SE FUNDIR? - Há uma articulação nacional para que haja uma fusão entre PSDB e Podemos. Se isso acontecer, a configuração estadual poderá ser outra. Ricardo Teobaldo e Marcelo Gouveia têm a certeza de Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, de que Pernambuco não entrou no mapa tucano. A conferir!
FRASE DO DIA: “A reunião foi muito proveitosa e as conversas vão continuar avançando”, comemorou Álvaro Porto sobre encontro com a cúpula tucana.
FORA DE TOM - Ao dizer que colocou “uma mulher bonita” para melhorar a relação com o Congresso, o presidente Lula mostra-se que, aos poucos, vem perdendo a mão nos discursos. Se fosse em outro governo, os petistas estariam xingando.
COMEMORANDO COM ENTREGAS - O prefeito João Campos comemorou o aniversário do Recife com muitas entregas e partindo o bolo numa creche. A foto foi bem simbólica por causa dos números de vagas de creche que ele criou nos últimos anos.
PINGA-FOGO: Como ficarão os prefeitos tucanos se mudar o comando da legenda?