Coluna da quinta | Sonhando com 26
Em encontro de fim de ano com a imprensa, o senador Humberto Costa fez um balanço de suas ações e não escondeu o jogo para as próximas eleições.
Sobre 2024, ele destacou seu papel como coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT e falou sobre o Recife. “O PT disputou várias eleições no Recife, já venceu três e em outras fomos ao segundo turno. Lula é bem avaliado aqui e deve ser do interesse do prefeito João Campos ter tudo isso em seu palanque. Fora que temos um tempo robusto de propaganda eleitoral, que se torna ainda mais atrativo. É legítimo o partido externar sua posição”, encerrou falando sobre o condicionamento a vice.
Mas o sonho mesmo do petista é 2026. Ele foi enfático: “serei candidato em 2026, mas o cargo depende do cenário”. Costa ainda nutre o sonho de ser governador e pretende tirar do papel a candidatura ao Palácio 20 anos depois da última vez que disputou. “O PT tem todas as condições de lançar candidatura própria”, completou sobre 2026. O fato é que, se ele for trabalhar para ser reeleito no Senado, muitos avaliam que seu retorno é tranquilo independentemente da chapa em que estiver.
LULA EM PE - O senador Humberto Costa avisou que o presidente Lula deverá voltar a Pernambuco em janeiro. “Tem refinaria para visitar, Hemobras para inaugurar e casas para entregar ao povo. A data ainda não está definida”, disse o senador petista.
ICMS EM DEBATE - Com a promulgação da Reforma Tributária, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, pediu a governadora que revogasse o aumento da alíquota que começa a valer a partir de 1º de janeiro. Isso porque a principal justificativa do Governo era perder receita porque o indexicador para os repasses seria o ICMS, mas esse item foi tirado da reforma.
FRASE DO DIA: “Hoje, o PT tem três nomes para ser vice de João Campos: Mozart Sales, Liana Cirne e Carlos Veras. E quem unir o PT terá meu apoio”, disse o senador Humberto Costa.
UM OUTRO PAÍS - Após 20 anos da primeira eleição, o presidente Lula encontrou um novo país para governar. O problema é se enquadrar nesse novo modelo polarizado. Ele encerra o ano em viés de baixa, segundo as últimas pesquisas. Porém tem uma avenida pela frente antes da disputa pela reeleição.
DESTAQUE - O presidente da Compesa, Alex Campos, vem sendo muito elogiado pelos deputados estaduais pela condução do caos que é a Compesa. Na prática, a agenda da governadora, durante a semana, teve entregas nessa área, que é um gargalo em todo o estado.
OLINDA - O professor Hely Ferreira, articulista deste blog aos domingos, é o mais novo membro do Instituto Histórico de Olinda. A ele, nossos cumprimentos.
PINGA-FOGO: João Campos entregará mesmo a vice ao PT?