Coluna da quinta | Reconhecimento internacional
A gestão Anderson/Mano, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu o terceiro prêmio internacional. Dessa vez, foi concedido pela Organização Panamericana de Saúde, por projeto executado durante a pandemia.
O Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023 foi recebido, ontem, pelo prefeito Mano Medeiros, em Wansgiston DC, nos Estados Unidos.
A iniciativa premiada é o projeto “Todo artista tem que ir aonde o povo está – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua”, que começou na pandemia e entrou no calendário da Secretaria de Saúde. Jaboatão foi um dos três vencedores - sendo o único do Brasil -, entre 93 iniciativas de 13 países da América Latina e Caribe, que concorreram à premiação.
Mais esse reconhecimento internacional projeta o discurso de reeleição do prefeito Mano Medeiros. Ainda como prefeito, Anderson Ferreira recebeu dois prêmios da ONU.
PREFEITO INTERINO - Com essa viagem internacional para receber o prêmio, o prefeito Mano Medeiros transmitiu o cargo para o presidente da Câmara de Vereadores de Jaboatão, Adeildo da Igreja (PL), desde o dia 28 de outubro.
BEM NA FITA - O clima em Surubim, no Agreste, é de que a prefeita Ana Célia está bem na gestão. Ela ainda não bateu o martelo do nome para sua sucessão. A eleição vai ser um clássico contra o grupo do deputado Cléber Chaparral. Ainda tem o ex-prefeito Flávio Nóbrega correndo por fora.
TRÂNSITO - O deputado federal Lula da Fonte (PP) recebeu a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para uma agenda em Pernambuco. Em seu primeiro mandato, Lula vem mostrando livre trânsito na Esplanada dos Ministérios.
FRASE DO DIA: “Isso não existe. Alguém está querendo me tirar da política”, disse o senador Humberto Costa, sobre rumores que ele seria indicado ao Tribunal de Contas da União.
RÁPIDAS
EXECUTIVA RENOVADA - A governadora Raquel Lyra foi renovada como presidente estadual do PSDB até abril do próximo ano. Ela continua no ninho tucano sem nenhuma pressa para sair.
CANDIDATÍSSIMA - A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, está dando sinais claros aos mais próximos de que vai disputar mais uma vez a Prefeitura de Olinda. A escolha da candidata de Lupércio anima a Oposição.
PINGA-FOGO: Como ficará a equação em Carauru com a chegada do PDT ao palanque de Raquel?