Coluna da quinta | Raquel revela as pautas prioritárias do seu governo
Em encontro com a bancada federal, ontem, a governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) fez alguns gestos que merecem uma análise. Primeiro, a busca do diálogo com os parlamentares. Essa foi uma das críticas que ela mais sofreu enquanto prefeita de Caruaru. Buscar esse caminho será fundamental para o novo Governo.
Depois, a governadora revela com seus pedidos que não quer agir sozinha, priorizando os eixos de sua gestão: abastecimento d’água, estrada e saúde. Ela pediu aos congressistas recursos para ajudar a concluir a Adutora do Agreste e recuperar a BR-232, além de dinheiro para custeio da saúde no estado.
Em seus primeiros movimentos, Raquel mostra que será uma governadora que terá que ser desvendada e analisada muito mais por suas ações e gestos. O encontro com a bancada foi um passo importante. O próximo deverá ser com os estaduais. Sem falar que a equipe de transição está montada e divulgada.
SINALIZOU - Um dos coordenadores da bancada federal, o deputado Augusto Coutinho (Republicanos) ressaltou o papel histórico da bancada. “A bancada de Pernambuco tem uma tradição histórica com as causas do estado e não será diferente com a nova bancada”, disse Coutinho à coluna.
NA MESA COM OS ALGOZES - A política às vezes prega umas peças. No encontro com a bancada, a governadora Raquel Lyra ficou ao lado do deputado Fernando Rodolfo e a poucos metros do deputado Wolney Queiroz. Ambos bateram forte na tucana durante e até após a campanha eleitoral.
VIAGEM INTERNACIONAL - O governador Paulo Câmara embarca amanhã para Cuba, onde participa de vários eventos e rodadas de negócios entre o Estado de Pernambuco e o mercado caribenho. Essa será a última viagem internacional de Câmara como governador.
RÁPIDAS
BLOCO - O PDT e PSB estão se organizando para montar um bloco no Congresso. Há rumores de que essa bancada poderá se transformar no futuro em uma federação.
RACHA - O clima dentro do PSB nacional não está dos melhores. A redução da bancada e os nomes indicados pela sigla para a transição são os principais motivos. Há claramente uma queda de braço para o futuro comando da legenda.
ENTRE AGENDAS - Hoje você acompanha o programa Entre Agendas especial com o governador Paulo Câmara. Ele falou de tudo: da sua rejeição à reconstrução do PSB. Você não pode perder.
PINGA-FOGO: A formatação da equipe de transição de Raquel pode ser parâmetro para o futuro secretariado?