Coluna da quinta | Raquel Lyra prioriza ações para sanar o problema da água em agenda pelo Interior
A temática da falta do abastecimento d'água em Pernambuco esteve no centro de todos os debates entre os candidatos a governador durante a campanha passada. Em seu primeiro giro pelo Interior, a governadora Raquel Lyra (PSDB) apostou todas as suas fichas na resolutividade desse problema de décadas.
Começou em Caruaru, na inauguração do sistema de armazenamento de energia que vai gerar para a estação de tratamento de água, sendo o único no Brasil. Chegando em Arcoverde, visitou a obra da Adutora do Agreste, principal mola para sanar os problemas do desabastecimento da região. A adutora tira água da Transposição e leva até as casas dos pernambucanos. “Simbora, que agora é colocar o pé no acelarador para terminar essa obra gigantesca o mais rápido possível”, discursou a tucana.
Seguindo sua rota da água, Raquel inaugura hoje o sistema de abastecimento do Rio da Barra, em Sertânia. Essa ação também tem um efeito político grande. Foi justamente o prefeito Ângelo Ferreira quem mais levantou a voz para criticar as primeiras movimentações do Governo.
NA PRESSÃO – O prefeito João Campos e o senador Fernando Dueire passaram no teste do improvável da política. Após uma série de obstruções vindas de todos os lados, com objetivo de pautar a CPMI do dia 8 de janeiro, a dupla correu para a articulação um a um com os senadores, conseguindo assim pautar e aprovar o empréstimo. Depois de muitas costuras, 63 senadores deram 'sim' para a operação de crédito para a cidade do Recife, no valor de R$ 2 bilhões no Banco Mundial.
COMANDO DA BANCADA – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) foi reconduzido na coordenação da bancada federal de Pernambuco. O fato novo é o compartilhamento do comando com o deputado federal Carlos Veras (PT). Por ser do partido do presidente e próximo a Lula, Veras foi escolhido para ser o grande articulador dos parlamentares pernambucanos com o Governo Federal.
CANDIDATÍSSIMO – O ex-deputado estadual Botafogo Filho, conhecido também como Josafá, será mesmo candidato a prefeito em Lagoa do Carro. A informação foi confirmada à coluna pela atual prefeita Judite Botafogo. Ele tem habilidade para unir todo o grupo que milita com sua tia hoje na cidade e ainda buscar mais adeptos fora. Com o nome de Josafá na rua, a Oposição vai ter trabalho para se aprumar.
FRASE DO DIA: "Os senadores do PL, numa clara tentativa de politizar a questão, tentaram obstruir a pauta, não levando em consideração que o projeto vai melhorar a vida de milhares de famílias recifenses", afirmou o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Romerinho Jatobá.
NÃO RESPEITOU – O condutor da obstrução foi o senador Rogério Marinho (PL), que foi votado pelo senador pernambucano e relator do pedido de empréstimo, Fernando Dueire (MDB), na disputa pela presidência do Senado. Marinho não fez a leitura política de que era um eleitor relatando uma matéria importante para seu estado. Pode ter perdido o voto ontem.
RÁPIDAS
VIAGEM INTERNACIONAL – O presidente Lula (PT) embarca para mais uma viagem internacional nesta quinta-feira. Segundo o Itamaraty, ele fica em Portugal entre os dias 21 e 25 de abril, depois segue a Madrid, na Espanha, ficando até o dia 26. Ele embarca após a primeira grande turbulência em seu Governo, com as imagens do ministro do GSI e em seguida o pedido de demissão.
EXPOSIÇÃO – O clima na abertura da exposição de Carpina esquentou com o encontro face a face entre o prefeito Manuel Botafogo (sem partido) e o deputado estadual Gustavo Gouveia (SD). A eleição de 2024 já está presente nas principais rodas de conversa da cidade. Em seu discurso, Botafogo criticou a ausência de representantes do Governo do Estado na principal exposição de animais da região.
LANÇAMENTO - O estrategista político Paulo Moura lançará no Recife seu livro "Inteligência Política e Estratégias nas Campanhas Eleitorais", pela editora Vozes. Será no dia 8 de maio, às 18h30, no auditório do Empresarial JCPM, localizado no bairro do Pina. A obra reúne exemplos práticos da aplicação dos conceitos e detalha os papéis da equipe multidisciplinar envolvida nas campanhas eleitorais que ele comandou.
PINGA-FOGO: Quem serão os maiores beneficiados com o voto fechado na Alepe para a escolha do conselheiro do TCE?