Coluna da quinta | Raquel aposta na discrição em relação ao presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert
Eleita em Pernambuco evitando declarar seu voto para presidente da República no 2º turno, a governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, ontem, em Brasília, do lançamento do novo programa de Segurança Pública do Governo Federal, a convite da própria presidência. A chefe do Executivo pernambucano teve posição de destaque no evento, com direito a fala, mas manteve sua linha de discrição ao aparecer ao lado do presidente Lula.
Diferente do que fizeram os prefeitos, que ao encontraram com o presidente na reunião da Federação dos Prefeitos correram para registrar a foto com Lula, Raquel manteve o foco na relação institucional, tanto no discurso quanto nos gestos após o evento. O que chamou a atenção foi que, minutos antes, ela esteve com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin e fez questão de fazer uma postagem em suas redes sociais, demonstrando sua simpatia e proximidade com o ex-tucano.
Uma foto com Lula aos moldes da que postou com Geraldo Alckmim renderia à Raquel a pecha de lulista, acabando de vez com seu discurso de campanha e tirando a “mística” que ainda paira no ar até hoje na cabeça do eleitorado pernambucano para saber de quem teria sido o voto da governadora na urna. Afinal, publicamente ela fez questão de manter a neutralidade.
DESTAQUE DE PERNAMBUCO – Como esta coluna antecipou ontem, o deputado Fernando Rodolfo estava trabalhando para pegar a presidência de uma comissão na Câmara Federal. Eleito por unanimidade para presidir a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, ele será o único pernambucano a ocupar este posto de presidente em um colegiado permanente na Casa.
VENCEU NA JUSTIÇA – O Tribunal de Justiça de Pernambuco reconheceu a vitória do deputado federal Mendonça Filho para presidente municipal do União Brasil, no Recife. Essa decisão judicial impôs uma derrota à direção estadual do partido, que não reconheceu a legitimidade da eleição e trabalhou para tirar o comando das mãos do deputado.
FRASE DO DIA: “O que vejo é um governo mais próximo dos prefeitos. São 70 dias muito positivos, principalmente com pauta municipalista”, afirmou a prefeita de Serra Talhada e presidente da Amupe, Márcia Conrado (PT), sobre o Governo Lula.
POLÍCIA FEDERAL - O delegado da Polícia Federal e ex-secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, foi empossado ontem como o novo superintendente regional da PF em Pernambuco. O evento foi bastante prestigiado, contando com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, além de políticos e de representantes de vários órgãos da Justiça. Destaque para o prefeito do Recife, João Campos.
GRUPO GOUVEIA – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), está trabalhando para ampliar seu grupo em Carpina. Recentemente, ele costurou o apoio da ex-vereadora Zezé Saúde e do suplente de vereador Alex Cabeleireiro. Com as declarações do ex-prefeito Joaquim Lapa, ficou o caminho aberto para que os Gouveia se preparem para uma candidatura própria na cidade.
PINGA-FOGO: A relação política de Joaquim Lapa com os Gouveia se findou?