Coluna da quinta | PP e PSD com mais espaços
Dois movimentos administrativos que serviram diretamente como frutos da política. A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossou os novos secretários Paulo Nery (Turismo e Lazer) e Alexandre Schneider (Educação).
Paulo Nery foi indicado pelo PP, é servidor de carreira da Caixa Econômica e, atualmente, estava como superintendente no estado. A bancada do PP compareceu no ato em peso, com destaque para o deputado federal Lula da Fonte.
Já o novo titular da Educação, Alexandre Schneider, é filiado ao PSD e já comandou a pasta em São Paulo, nas gestões de Gilberto Kassab e João Doria. Sua chegada amplia a presença do PSD no Governo Raquel. Há sempre uma expectativa de que a tucana troque, no futuro, seu partido pelo PSD para disputar a reeleição.
SAÍDA - Mesmo tendo sido na cota pessoal da governadora, a saída de Ivaneide Dantas é também uma tentativa do Governo de se afastar do PL, de quem ela foi secretária em Jaboatão. Outra informação que a coluna obteve são os números dos indicadores que virão pela frente.
PEGOU RITMO - Por falar na governadora, ela pegou uma semana de agenda intensa de entregas e anúncios. Hoje, entrega mais 232 ônibus e 33 vans escolares para os municípios pernambucanos. Essas ações começam a refletir na aprovação da gestora, aferida nas pesquisas que estão sendo divulgadas.
MERECE ATENÇÃO - A relação entre Alepe e o Governo ainda continua delicada. O presidente Álvaro Porto não vê necessidade de uma autoconvocação, o Governo entende diferente, quer os projetos votados o quanto antes. Faltam os ajustes necessários para esse trem andar nos trilhos.
FRASE DO DIA: “Aqui, gira a economia criativa, que é uma das indústrias que mais criam emprego e renda no mundo”, disse a governadora Raquel Lyra ao abrir a 24ª Fenearte.
IPUBI - A força da pré-candidatura de Dr. Wilsson Filho fez Chico Siqueira (PSB) trocar seu candidato Will Siqueira e apostar agora em João Marcos. Trocou um sobrinho por outro. Isso é sintomático!
FIRME - Mesmo em meio a vaias, a prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), fez um discurso firme e foi aparada pela governadora Raquel Lyra, que pedia aos apoiadores do adversário da prefeita que parassem. Ana Célia ainda lembrou o episódio que a própria governadora sofreu ao lado de Lula.
PINGA-FOGO: Quando Raquel anunciará sua ida ao PSD?