Coluna da quinta | Pé no acelerador
Foto: Wesley D'Almeida
Foi o que prometeu a governadora Raquel Lyra (PSDB), durante encontro com os veículos de comunicação, ao fazer o balanço do ano. “2024 vamos pisar no acelerador. Não adiantava fazer isso esse ano sem ter dinheiro em caixa e ações planejadas. Vamos investir, em um ano, perto de 10 bilhões de reais”, disse.
Raquel destacou a captação dos recursos através dos empréstimos e os investimentos em estradas, educação e saúde. “Foi um ano de arrumar a casa”. Sobre a relação com o Parlamento, ela comparou com alguém que faz mudança de casa. "Mudança não é coisa fácil, recentemente me mudei e sei como é complicado. Fomos eleitas para construir essa mudança e não é uma tarefa fácil nem acontece do dia para noite. A política também sente, mas tenho que agradecer todo o apoio da Assembleia Legislativa”, destacou falando dos projetos aprovados na Casa.
Com o tom otimista, a governadora fez projeções para 2024 e se esquivou de falar na política partidária. “Não serei candidata, como já disse, sou candidata a ser a melhor governadora de Pernambuco. No momento certo, entraremos nessa pauta." Completou: “No próximo ano, faremos ainda mais entregas”, concluiu.
CONVITE – Em entrevista ao radialista Alberes Xavier, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, fez um convite formal à governadora Raquel Lyra (PSDB) para ingressar na sua legenda. Ele disse que não havia formulado isso antes, mas que seu partido está de “portas escancaradas”.
BATEU O MARTELO – Após muitas especulações e longas conversas, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, bateu o martelo e vai se filiar ao Republicanos do ministro Silvio Costa Filho. A notícia não agradou o Palácio, que esperava que ele continuasse no ninho tucano. Uma reunião com o presidente estadual Fred Loyo está marcada.
FRASE DO DIA: “Foram inaugurados 300 novos leitos; houve a descentralização dos exames de maior complexidade; e a expectativa é investir R$ 600 milhões para a construção de novos hospitais e requalificação dos equipamentos já existentes”, disse a governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre a situação da saúde do estado.
RÁPIDAS
PERDAS? – O deputado estadual Lula Cabral (SD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o projeto de redistribuição do ICMS. Segundo ele, 35 municípios pernambucanos vão perder receita se votarem como está. Com a palavra, o Governo!
PRESTIGIADA – A posse do ex-ministro Gilson Machado Neto como presidente municipal do PL Recife foi bastante prestigiada. Na ocasião, o ex-presidente Bolsonaro reforçou sua confiança na candidatura do pernambucano.
EXPECTATIVA – Vários aliados da governadora estão na expectativa de que ela faça um diálogo com os partidos antes de virar o ano. Eles estão de olho na formatação do Governo e numa possível reforma no secretariado.
PINGA-FOGO: Quem Raquel vai apoiar em Caruaru?