Coluna da quinta | O retorno de Bolsonaro ao Brasil
O clima aqui em Brasília está fervendo pela chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao País. Uma megaestrutura de segurança foi montada, Esplanada dos Ministérios fechada e um clima de incerteza paira no ar.
Em conversa com a coluna, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, revelou que um forte esquema de segurança foi montado. "Mas o presidente está preferindo discrição, apenas a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro vai ao aeroporto”, disse o ex-auxiliar de Bolsonaro. Havia uma expectativa de que ele desfilasse em carro aberto e um evento fosse realizado. “Ele preferiu abortar tudo”, completou Gilson.
A chegada de Bolsonaro ao Brasil após três meses vai esquentar ainda mais o cenário político local e a polarização ficará mais latente na cabeça da população. Os primeiros passos do ex-presidente serão um parâmetro de como ele vai se comportar diante das ações do novo governo Lula.
OPINIÃO DE ALCKMIN – Em conversa com este blog, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), minimizou o impacto político do retorno de Bolsonaro ao Brasil e disse que “ele está vindo muito pela obrigatoriedade frente ao Judiciário”, ressaltando alguns depoimentos que o ex-presidente fará no caso da joias e outros mais.
CONFRA DA AMUPE – A tradicional confraternização da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) durante a Marcha dos Prefeitos ganhou uma roupagem nova. Sob a batuta da nova presidente Márcia Conrado, os prefeitos e prefeitas elogiaram a escolha do novo lugar e ressaltaram o acolhimento da diretoria. Muitos deputados estaduais e federais circularam na festa.
FIM DA MARCHA – Encerra hoje a 24ª edição da Marcha dos Prefeitos promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Com um público recorde, o evento chega ao fim com um saldo positivo, ausência de Lula e sinalização das pautas prioritárias para o novo governo, a exemplo da Reforma Tributária.
ENFIM, PRESIDENTE – Após um longo dilema, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi escolhido pelo conselho do Banco do Nordeste como novo presidente. A posse festiva será feita no próximo mês, com a liberação da agenda do presidente Lula, que faz questão de participar do ato.
FRASE DO DIA: "A ordem que recebemos de Lula é que agora começou um tempo novo. Do abraço, do aperto de mão, do bom dia, boa tarde, porque todos nós estamos prontos para servirmos ao Brasil”, disse o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em jantar promovido pelo PSB.
RÁPIDAS
PT ROMPE? – Informações de bastidores do núcleo duro do PT dão sinais de que a relação com o prefeito João Campos “pode estar por um fio”, segundo cravou uma fonte. A mesma figura detalha que Campos apresentou um tercius para a Codevasf, que não está sendo digerido pela cúpula da sigla. Será mesmo que o PT tem coragem de romper com uma gestão em que acabou de entrar?
CIRCULANDO – O deputado João de Nadegi e a prefeita de Camaragibe, Nadegi, estão circulando em vários Ministérios em Brasília na busca de recursos para o município. João é uma revelação no Parlamento estadual e já demonstra familiaridade com os corredores da Capital Federal.
PRORROGOU – O senador Jarbas Vasconcelos prorrogou por mais um mês sua licença médica. Com essa decisão, Fernando Dueire segue no cargo até o dia 30 de abril. Por falar em Dueire, ele recebeu uma verdadeira romaria de deputados e prefeitos. Só ontem, passaram pelo gabinete seis parlamentares estaduais e dezenas de gestores municipais.
PINGA-FOGO: O PT terá candidato a prefeito no Recife na eleição do próximo ano?