Coluna da quinta | O preço da fidelidade
Após longos e demorados dois meses de articulações, enfim, o deputado federal Silvio Costa Filho foi oficialmente anunciado como ministro dos Portos e Aeroportos. Ele chega pregando diálogo com todos, sobretudo os gestores municipais e estaduais.
Mas essa construção não é de 60 dias para cá. Inicia na fidelidade canina do ex-deputado Silvio Costa, pai do novo ministro, com o PT, sobretudo com a ex-presidente Dilma no processo do impeachment. Depois, o movimento - remando contra a maré - do agora ministro Silvio Costa Filho dentro do Republicanos e pedindo voto para Lula.
Para garantir a boa relação com o presidente da República e, ao mesmo tempo, com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, o ministro Silvio Costa Filho vai pedir licença do partido enquanto exercer o cargo na Esplanada dos Ministérios.
Por fim, fica muito claro que a nomeação de Costa Filho é fruto do preço da fidelidade com o presidente Lula e o PT. O time de pernambucanos sobe de três para quatro ministros, igualando o número do Governo Temer.
POSSE - A posse do novo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 13 de setembro. Na ocasião, o presidente Lula deve empossar o deputado André Fufuca nos Esportes e Márcio França na recém-criada pasta da Micro e Pequenas Empresas.
SUPLENTE - Com a nomeação do deputado federal Silvio Costa Filho como ministro dos Portos e Aeroportos, o ex-deputado Bispo Ossesio Silva assume o posto do titular da cadeira na Câmara Federal. Com a pauta da pessoa idosa, Ossesio voltará a ter protagonismo na cena estadual.
PRESTAÇÃO DE CONTAS - No tradicional pronunciamento à Nação por ocasião do 7 de setembro, o presidente Lula fez um breve balanço do seu governo. Fez comparativos com o governo passado, falou em avanços e apostou na economia como carro-chefe.
FRASE DO DIA: “Em apenas oito meses, recolocamos o Brasil no rumo da democracia, da soberania e da união. Do desenvolvimento econômico com inclusão social”, disse Lula em pronunciamento à Nação.
INTERNACIONALIZAÇÃO - A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, participou de um almoço com o cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Laurence Burrows. Ele esteve na capital pernambucana acompanhado da vice-cônsul britânica, Patrícia Sartorio, e da cônsul britânica no Recife, Larissa Brucksy. O encontro foi importante para fortalecer o processo de internacionalização do Recife, conduzido por Isabella na coordenação de Relações Internacionais da PCR.
AUTONOMIA - Os deputados estaduais estão dando manifestações de autonomia. Recentemente, as mudanças nos valores dos repasses para o Tribunal de Contas deu o que falar. Um outro sinal foram as emendas ao projeto orginal da Lei de Diretrizes orçamentárias.
PINGA-FOGO: A governadora vai vetar as emendas impositivas na LDO?