Coluna da quinta | Nada mudou
Na semana passada, o Governo liberou mais emendas pix incluindo a Oposição e, segundo os deputados, sem conversar com ninguém, pensando que estava tudo resolvido. Nada mudou.
Os cinco projetos vindos do Executivo foram barrados. Na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, não teve nenhuma mudança. Havia um pedido do Partido Liberal para mudança na composição do colegiado e na liderança, o que não aconteceu.
O fato é que, como na vida e também na política, o combinado não sai caro nem barato, mas parece que vem faltando esse combinado. Não é só liberar os recursos, é fazer a política.
CENÁRIO DIVERSO - Diferente de outras legislaturas, a atual na Assembleia tem uma Oposição recém-saída do Governo, composta por ex-secretários que conhecem a máquina do Estado bem. Além disso, a falta de uma base governista coesa abre margem para esse protagonismo da bancada oposicionista.
FRASE DO DIA: “A regra básica em matéria de direito penal é que a lei não retroage se ela agravar a situação de quem é acusado ou esteja preso. Para beneficiar, é possível”, afirmou o ministro Barroso.
RÁPIDAS
TÍTULO - Nascida em Curitiba, a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, recebe hoje o título de cidadã recifense. A proposição foi da vereadora Liana Cirne (PT). A solenidade está marcada para as 18h, na Casa José Mariano.
VOLUME DE TRABALHO - O prefeito Patrick Moraes (PSD) vem conseguindo fazer ações de peso na cidade de Itaquitinga, na Mata Norte. Ele vai pra reeleição e conta com o apoio dos deputados Júnior Uchoa e Joaquim Lira.
PINGA-FOGO: Terá concorrente de peso contra Patrick em Itaquitinga?