Coluna da quinta | Marília Arraes se projeta para 26
Cotada para disputar as eleições municipais deste ano em várias cidades, a exemplo de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, a ex-deputada e segunda colocada na eleição para governadora, Marília Arraes, vem preparando seu partido para o pleito de outubro já de olho em 2026.
Mesmo sem mandato, Marília vai lançar mais de vinte candidaturas a prefeito em várias regiões do estado, tendo muitas cidades com chances reais de vitória. A força do sobrenome Arraes e o recall da eleição majoritária estadual alavancam Marília para se tornar, novamente, um player para 2026, dessa vez para o Senado.
Falta à Marília um grupo que acolha seu projeto. Segundo a coluna apurou, ela e o prefeito João Campos vêm se aproximando e, muito em breve, o Solidariedade - partido de que Marília é vice-presidente nacional - deverá declarar apoio à reeleição do prefeito do Recife. Enquanto isso, Marília terá uma série de agendas nacionais representando a executiva nacional da legenda.
PISOU NA BOLA - O discurso do ex-prefeito de Camaragibe e pré-candidato Jorge Alexandre, durante sua filiação ao Podemos, deu o que falar. O ponto alto ou baixo, depende do ponto de vista, foi a menção à prefeita Nadegi Queiroz (Republicanos) e as palavras de baixo escalão que ele usou para qualificar a gestora. Ela emitiu uma nota de repúdio e qualificou como machismo. Isso parece que vai dar muito o que falar ainda.
COMEÇOU A PRÉ-CAMPANHA - Pré-candidato a prefeito do Recife, Gilson Machado Neto (PL) escolheu começar por Casa Amarela suas andanças pela cidade. Ele foi acompanhado de uma pastora. Gilson está mirando o voto bolsonarista, mas escolheu um bairro que a esquerda tem como reduto. Foi uma estratégia acertada para se mostrar plural.
PERNAMBUCANOS NA PRESIDÊNCIA- Como este blog antecipou, Pernambuco terá dois deputados presidindo comissão na Câmara dos Deputados. Lucas Ramos foi escolhido por unanimidade para presidir a Comissão do Trabalho. E o polêmico pastor Eurico vai substituir Fernando Rodolfo no comando da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).
FRASE DO DIA: “Não podemos permitir descriminalização de porte de drogas por decisão judicial”, diz o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
RÁPIDAS
NAZARÉ - O prefeito Nino Nascimento (SD) se prepara para oficializar seu vice-prefeito Pereira como pré-candidato a prefeito do seu grupo. Um grande evento está sendo organizado para a próxima semana. Pereira se manteve fiel ao gestor e, agora, terá o retorno da fidelidade.
CANCELOU - Mesmo o novo diretório não dando a mínima, o deputado federal Luciano Bivar cancelou o edital que elegeu o novo diretório do União Brasil. Inclusive, ele ainda emite nota como presidente. Essa é uma guerra que só está no início. A batalha judicial poderá inviabilizar a legenda.
UNIÃO DE FORA - Diante dessa instabilidade, o União Brasil deverá ficar de fora da federação que está sendo construída entre Progressistas e Republicanos. Mesmo Rueda sendo favorável, Arthur Lira e Marcos Pereira deverão seguir sem ele.
PINGA-FOGO: Onde vai parar a confusão entre Bivar e Rueda?