Coluna da quinta |Marília Arraes planeja 24 de olho em 26
Segunda colocada na eleição estadual para governadora do ano passado, a ex-deputada Marília Arraes vem rodando os quatro cantos de Pernambuco para montar o Solidariedade, partido de que ela é vice-presidente nacional, visando a eleição de 2024.
A neta de Arraes poderá ficar de fora da eleição municipal com o objetivo de disputar mais uma vez o Palácio do Campo das Princesas na eleição em 26. Ela sabe que precisa ter largada e, por isso, vai lançar mais de 30 candidaturas a prefeito.
Mesmo com nome forte em Olinda e Jaboatão dos Guararapes para prefeita, ela deve se preservar e não disputar 24, garantiu fonte próxima a Marília. Do jeito que vai, ninguém vai segurá-la para disputar a terceira eleição majoritária. Só para recordar, ela foi preterida em 18, foi candidata em 2020, no Recife, e perdeu pra governadora Raquel Lyra em 22.
VAI CONTINUAR NESSE DISCURSO? - Em recente entrevista, o deputado federal Túlio Gadêlha defendeu que a federação Rede/PSOL se baseasse em pesquisa para definir o candidato. O que chamou atenção na pesquisa de ontem é que ele ficou atrás da deputada Dani Portela. Será que ele continuará defendendo essa tese?
PT VIROU ACESSÓRIO - Os números da pesquisa Ipespe, divulgada, ontem, pelo Jornal do Commercio, mostraram que o prefeito João Campos, mesmo com a candidatura própria do PT, conseguiria emplacar a reeleição. Em outras palavras, ter o PT na chapa é muito mais acessório do que peça-chave para a vitória.
PSD LEVANTANDO CACAU - O PSD utilizou de sua propaganda partidária em Pernambuco para colocar a secretária Cacau de Paula como protagonista junto com o embarque da legenda no Governo Raquel Lyra. A secretária de Cultura é lembrada como uma possível vice na chapa de Daniel Coelho, que deverá ser o escolhido da governadora na disputa do Recife.
FRASE DO DIA: “Um justo e merecido reconhecimento foi feito pelo Senado Federal. Inauguramos a sala Senador Marco Maciel, em homenagem ao político mais vitorioso de Pernambuco”, disse o senador Fernando Dueire.
RÁPIDAS
NA CBN - O prefeito Manuel Botafogo (sem partido) fez um breve balanço da sua administração em Carpina durante o debate Decisão comandado pelo comunicador Geraldo Freire, da CBN Recife, ontem. Na ocasião, ele disse que quem escolhe seu candidato “é o povo”, falando sobre as pesquisas internas que vem fazendo periodicamente.
INDICAÇÃO DE RAQUEL - Uma fonte próxima ao prefeito Rodrigo Pinheiro, de Caruaru, confirmou à coluna a informação que já trouxemos na semana passada. “A vice de Rodrigo será indicada pela governadora.”
POSSE DO CONSELHO - A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossa, hoje (5), os novos conselheiros estaduais de Cultura para o mandato de dois anos. O ato está marcado para as 11h.
PINGA-FOGO: Com situação confortável nas pesquisas, João Campos vai ceder a vice para o PT?