Coluna da quinta | Lula volta a Pernambuco
Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Lula (PT) se prepara para voltar ao seu estado natal. Já confirmada e
amplamente divulgada está sua agenda na cidade de Arcoverde, no Sertão do estado, onde vai inaugurar a estação elevatória da Adutora do Agreste. Essa agenda foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Ouvindo fontes do Planalto, a inauguração da Hemobras, em Goiana, poderá ainda entrar na agenda presidencial. Em entrevista ao blog, em janeiro, ele prometeu voltar ao estado para entregar esse equipamento que iniciou ainda na gestão de Humberto Costa no Ministério da Saúde.
Lula chegará a Pernambuco em meio à expectativa do avanço das conversas com o prefeito João Campos (PSB) e o apoio ou não à sua reeleição. Pelo que colhemos, o petista deverá fazer uma agenda enxuta de um dia.
VAI DESEMBARCAR? - Mesmo uma fonte próxima ao presidente do MDB de Pernambuco negar que Raul Henry teria indicados no Governo Raquel Lyra, uma fonte palaciana começa a questionar: quando ele vai entregar os postos que aliados ocupam na gestão estadual? A exemplo da Jucepe e da Secretaria de Empreendedorismo. O movimento é aguardado após os emedebistas declararem apoio à reeleição do prefeito João Campos (PSB).
ATÉ AS ÚLTIMAS - Segundo a coluna apurou, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tentou até o último momento evitar a ida do MDB para o prefeito João Campos. Ela teve uma conversa com o prefeito Paulo Roberto um dia antes do anúncio, mas o resultado já se tornou público. A tucana tentou ainda por cima, porém já estava consolidado na base.
RASGANDO ELOGIOS - No ato que confirmou a manutenção da aliança do MDB com o PSB, o prefeito João Campos rasgou elogios à posição do prefeito de Vitória, Paulo Roberto. “Eu não conhecia muito, mas hoje passo a ser um admirador. Por suas posições diante de nossas conversas e em nenhum momento nos pediu para retirar a candidatura do nosso partido em sua cidade”, disse Campos. O prefeito ainda brincou sobre a popularidade do gestor, dizendo que é maior que a dele no Recife.
RÁPIDAS
VICE (PARTE 1) - O PSDB não só anunciou apoio à pré-candidatura de Adilma Lacerda, em Ipojuca, como também deverá indicar o vice na chapa de sucessão da prefeita Célia Sales (PP).
VICE (PARTE 2) - Um outro vice que ficou resolvido foi Luiz da Funerária em Itambé. Segundo colocado na eleição passada, Luiz vai compor a chapa do pré-candidato Armando Pimentel (PV), pelo PT, que optou por rifar a pré-candidatura de Manuella Mattos.
PINGA-FOGO: Lula terá uma nova conversa com João Campos ou vai marcar outro momento?