Coluna da quinta | Lula de volta a Pernambuco
Antes de embarcar para mais uma viagem internacional, o presidente Lula (PT) criou, de última hora, uma agenda em Pernambuco. Ele desembarca amanhã para anunciar a retomada da Refinaria Abreu e Lima.
A confirmação da agenda foi anunciada pelo senador pernambucano Humberto Costa. Vários ministros já confirmaram presença no ato, que deve reunir, mais uma vez, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos.
Esse retorno inesperado de Lula ao seu estado natal é a prova clara de que ele tem Pernambuco na mais alta cota do seu governo.
MOSTROU PRESTÍGIO - Após uma posse reservada no Palácio do Planalto, o novo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mostrou prestígio ao lotar o auditório do ministério para a transmissão de cargo. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, fez questão de participar. A classe política pernambucana compareceu em peso.
EMOÇÃO DO PAI - Uma foto resumiu bem a relação dos Costas com o presidente da República. O choro do ex-deputado Silvio Costa, pai do novo ministro, no ombro do presidente Lula é um gesto concreto de gratidão e reconhecimento do espaço dado ao seu filho.
AUSÊNCIA SENTIDA - Chamou atenção a ausência do senador Humberto Costa (PT) na cerimônia de transmissão do cargo. Essa é a prova de que a ala petista não digeriu o embarque do Centrão no Governo e os arranhões do passado não cicatrizaram.
FRASE DO DIA: “Nós vamos levar oportunidade de desenvolvimento para o Brasil. Além disso, vamos buscar o setor produtivo para ajudar na geração de emprego e renda para os brasileiros”, discursou o ministro Silvio Costa Filho.
RÁPIDAS
TENTANDO APROXIMAÇÃO - A coluna teve a informação de que o deputado federal Aécio Neves tentou contato com a governadora Raquel Lyra para debater o futuro do PSDB.
FORA DE COGITAÇÃO - Por falar no PSDB, o deputado federal Fernando Filho descartou com veemência o trabalho dos Coelhos para assumir o PSDB no estado.
MINIRREFORMA - A Câmara dos Deputados aprovou ontem o texto base da minirreforma eleitoral, que já passa a valer para o próximo ano. Hoje, serão votados os destaques.
PINGA-FOGO: Lula fará acenos a Raquel durante agenda em Pernambuco?