Coluna da quinta | João Campos rouba a cena com discurso preciso ao lado de Lula
Aos moldes do seu pai, o saudoso ex-governador Eduardo Campos, o prefeito do Recife, João Campos, fez um discurso cirúrgico durante o relançamento da Farmácia Popular, e quando o Compaz se tornou um programa federal. Anfitrião do evento, o gestor aproveitou o momento para fazer um breve balanço de sua ações a frente do Recife.
Ele ressaltou o legado do trabalho integrado de Lula com Eduardo quando trouxe a fábrica da Fiat para a Mata Norte. “Eu me emocionei do começo ao fim da visita. Eu era muito jovem quando vi meu pai governador sonhando junto com Lula trazer esse polo de desenvolvimento para a Mata Norte do Estado. A gente precisa deixar isso na história”, disse.
Para finalizar, João acertou na estratégia em convidar os presentes a buscar no Google as palavras 'Lula baixou'. "Se aparecer no Google que Lula baixou o preço do remédio, é mentira. Ele baixou não; ele zerou, é de graça", disse João Campos, enaltecendo o Farmácia Popular. Antes disso, listou as ações do Governo nas desonerações de impostos. Ficou visível a guinada que João Campos deu em suas posições, mirando o eleitorado lulista às vésperas do pleito municipal.
VICE PETISTA - Esses gestos de João Campos têm endereço certo: a cúpula do PT. O prefeito do Recife quer garantir a presença de um petista na sua chapa para disputar a reeleição no próximo ano. Existe uma ala que defende uma candidatura própria, mas o rolo compressor de cima pra baixo deverá ocorrer.
SUDENE – O ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB), enfim, foi nomeado como novo gestor máximo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). A nomeação veio após pressão dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além do deputado Carlos Veras. Isso ficou explícito na nota dele divulgada à imprensa, que não citou sua sigla.
CONTRA-ATAQUE – O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, rebateu a nota de Danilo e quis assumir a paternidade da indicação. Para quem cobre Brasília sabe que isso foge à realidade. Pelo contrário, houve vetos. A nota oficial do PSB só ampliou o clima tenso entre Danilo e a cúpula do partido.
FRASE DO DIA: “Eu queria que todo mundo pudesse botar no Google 'Lula baixou' para ver o que aparece. Sabe o que aparece? Lula baixou o gás, baixou o imposto, baixou o preço da carne, baixou o dólar, baixou a gasolina, baixou o preço do carro”, discursou o prefeito João Campos, no lançamento do programa Farmácia Popular.
RÁPIDAS
DINHEIRO PARA ESTRADAS – Em sua passagem por Pernambuco, o presidente Lula também assinou a liberação de um empréstimo para o Governo de Pernambuco na ordem de R$900 milhões, que vão ser destinados integralmente para as estradas.
CRITICOU A VISITA - O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) criticou a passagem do presidente Lula por Pernambuco. Para ele, o chefe do Executivo nacional "chegou e saiu sem dizer a que veio", o mesmo que já havia feito na visita anterior, em março. Ele ainda classificou as agendas do petista como “viagens de turismo”.
NAS MÃOS DE LUCAS – O comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em Pernambuco ficou nas mãos do deputado federal Lucas Ramos (PSB). Havia uma expectativa que Marília Arraes assumisse o posto, mas não aconteceu ou houve um freio de arrumação por parte dos parlamentares.
PINGA-FOGO: Quem será o indicado de Lucas Ramos para comandar o DNOCs?