Coluna da quinta | Gestos mútuos para aparar as arestas
De aliados de primeira hora a embates tensos nos bastidores. O clima entre o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e a governadora Raquel Lyra não estava dos melhores. Ficou mais evidenciado na eleição para as vagas de conselheiro do Tribunal de Contas.
Porém, gestos mútuos foram feitos ontem, demonstrando que os dois iniciaram um caminho para aparar as arestas desses primeiros meses de governo e selar a harmonia. O presidente da Alepe foi convidado para um almoço no Palácio, e à tarde a governadora foi até seu gabinete para uma longa conversa.
A troca de gestos de reaproximação pode se transformar numa virada de página nas relações e criar um novo ambiente entre os poderes. Até porque pautas duras virão pela frente, a exemplo da questão dos professores.
PAUSA JUNINA - Após um mês de maio de muitas movimentações políticas em Caruaru, tende a ocorrer uma pausa estratégica em junho, que se inicia hoje. Mas a polarização entre o prefeito Rodrigo Pinheiro, o deputado Fernando Rodolfo e o ex-prefeito Zé Queiroz deve voltar com tudo a partir do segundo semestre.
RECURSOS PARA SERRA - A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), anunciou a conquista de R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares dos senadores Fernando Dueire (MDB) e Humberto Costa (PT). Os recursos serão destinados para obras de infraestrutura e para a construção de um centro de parto humanizado.
NO TIME DE JOÃO? - Nos bastidores, corre a informação de que os deputados José Patriota e Jarbas Filho poderão ser convidados para assumirem uma pasta na Prefeitura do Recife. Essa equação resolveria duas situações na Câmara de Vereadores, com Davi Muniz indo à Alepe e Rinaldo Júnior ficando até a eleição na Casa José Mariano.
FRASE DO DIA: “Mas, em momentos assim, nos alegra ver o carinho, o cuidado, a torcida do povo de Garanhuns. Muito bom poder contar com cada um de vocês, com a minha família, amigos, pessoas que trabalham comigo, minha gratidão! Muito obrigado aos meus colegas deputados pelas falas de defesa, aos quatro vereadores que votaram confirmando o parecer técnico do TCE-PE. A batalha continua, confio em Deus e sei que podemos contar com a Justiça para desfazer essa injustiça", discursou o deputado Izaías Regis, após a Câmara de Garanhuns rejeitar suas contas.
CONTAS REJEITADAS - Contrariando o parecer do TCE, por 13 votos a 4, a Câmara dos Vereadores de Garanhuns rejeitou as contas do atual deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Izaías Regis, no exercício financeiro de 2019.
PRESTIGIADO - O lançamento do livro autobiográfico do deputado estadual Antônio Moraes (PP) reuniu um grande número de pessoas de todas as regiões do estado. Toda a renda da obra será revertida ao lar de idosos de Macaparana.
METRÔ NA PAUTA - Sob a presidência do senador Humberto Costa, os membros da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) farão diligência para acompanhar in loco os problemas do metrô do Recife. Além da visita, os parlamentares também querem fazer uma audiência pública sobre o tema na Capital pernambucana.
PINGA-FOGO: A Justiça vai acatar o pedido do Ministério Público de Pernambuco para suspender a venda dos camarotes privados no São João de Caruaru?