Coluna da quinta | Gesto institucional
Com um bom quórum, a governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu a bancada federal pernambucana para apresentar um balanço do que fez com as emendas parlamentares do ano passado e renovar o pedido para o próximo ano, apontando, através de uma cartilha, as prioridades do Governo.
Em uma espécie de confraternização, a governadora deu um jantar para os presentes e pôde explicar ao pé do ouvido as diretrizes do seu governo. O gesto institucional foi registrado em meio a um acréscimo nos valores das famosas emendas de bancada.
ELOGIO - O senador Fernando Dueire (MDB) fez um balanço positivo do encontro da bancada com a governadora Raquel Lyra (PSDB). O emedebista disse que os três senadores aportaram ano passado R$10 milhões no Hospital da Restauração. “Fomos lá e vimos que o dinheiro está muito bem aplicado.”
FEDERAÇÃO À VISTA - Em Brasília, a federação entre União Brasil, Progresssistas e Republicanos já é dada como certa. Teve um recente encontro em Londres que azeitou essa relação. O desempenho na eleição de 22 será parâmetro para o comando nos estados.
ESQUENTANDO AS TURBINAS - Às vésperas de assumir o mandato na Alepe, Wanderson Florêncio está circulando em Brasília para visitar os congressistas e ministros pernambucanos. Florêncio assumirá o mandato de estadual após a vitória de Lula Cabral no Cabo.
FRASE DO DIA: “O programa Ampliar será o carro-chefe da nossa gestão”, diz Tomé Franca, secretário nacional de Aviação Civil.
RÁPIDAS
NÃO DESCARTOU - Mesmo comedido, o ministro Rui Costa não descartou a saída de ministros. Dizendo que ninguém tem cadeira cativa, ao mesmo tempo que não descartou a mudança no primeiro escalão.
REFERÊNCIA - Na confraternização do PSD nacional, o ministro André de Paula foi o mais cortejado entre os correligionários. Ele demorou uma hora da entrada até a mesa onde seu lugar estava reservado ao lado do presidente Gilberto Kassab.
ANÚNCIO - Após muita demora, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou as medidas do pacote de corte de gastos do Executivo federal. Hoje ele fará o anúncio completo.
PINGA-FOGO: O Governo Lula vai conseguir cortar na própria carne a redução dos gastos?