Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da quinta | As opções de Raquel Lyra para o 2º turno


Por: REDAÇÃO Portal

06/10/2022
    Compartilhe:

 

Diante do cenário hoje apresentado em Pernambuco, a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem duas opções que são majoritárias dentro do seu grupo: ou declara voto em Lula sem ser caricata e toca sua campanha, ou mantém a neutralidade e abraça todos os segmentos do eleitorado. 

A primeira tese é que ela revele um voto pessoal ao ex-presidente Lula, evitando levar isso para a campanha. Essa posição neutralizaria a narrativa de Marília Arraes, que quer impor a Raquel a pecha bolsonarista. A tucana tem histórico na esquerda, como sua filiação e mandatos pelo PSB. Seu pai, João Lyra Neto, é um quadro histórico do PDT, e seu tio, Fernando Lyra, um emedebista histórico. 

A segunda corrente defende uma neutralidade no processo nacional, com receio de perder o voto de centro-direita. Eleitores de Anderson e Miguel se agradariam dessa posição e poderiam descarregar nela votos decisivos para este 2º turno. 

Ainda reclusa e vivendo seu luto com os filhos, Raquel só voltará à cena política após a missa de 7º dia do esposo, que acontece neste sábado (8). A decisão final dessa posição no 2º turno caberá à ela definir. Será, sem sombra de dúvidas, o 'xis' de uma gestão neste segundo tempo da eleição. 

IDA EM BLOCO - A candidata Marília Arraes (SD) recebeu o apoio em bloco dos partidos Republicanos, PCdoB e PDT. Antes na Frente Popular, essas legendas apostaram no alinhamento com a esquerda. Além dos partidos, Marília recebeu várias lideranças que vieram declarar o voto. 

ROMARIA - A sede do PSDB de transformou numa verdadeira romaria de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas dos quatro cantos do estado. Na cidade onde Marília tem um lado, o outro por gravidade está procurando o grupo de Raquel para declarar voto. 

G5 - Em Itaquitinga, o grupo do G5, comandado por Jessaias Pacheco, saiu grande da eleição. Deram 1.535 votos a Rodrigo Farias e 1.030 para Renildo Calheiros, ficando em segundo lugar. Fora do radar de muitos, esse grupo promete marcar posição na eleição municipal de 24. 

RÁPIDAS 

EXECUTIVA- A executiva estadual do PT se reúne para definir a posição da legenda neste 2º turno. “Vamos esperar a posição do presidente Lula para depois definirmos o nosso papel na campanha”, revelou membro da executiva.

NEUTRO - Já o PSB se encaminha para manter a neutralidade em Pernambuco. Danilo Cabral ainda não saiu de cena. Ele está agindo pesadamente nos bastidores e aguarda uma posição oficial de Lula. 

BANCADA FEMININA - A bancada federal de Pernambuco pela primeira vez contará com três mulheres no mandato: Iza Arruda, Maria Arraes e Clarissa Tercio. É a maior bancada de mulheres da história. 

DOIS LADOS - Em Carpina, principal cidade da Mata Norte, Raquel Lyra terá os dois lados. O prefeito Manuel Botafogo (sem partido) declarou voto ontem. Na segunda-feira, o ex-prefeito Joaquim Lapa já havia confirmado que também vai declarar voto a Raquel.

PINGA-FOGO: Terá uma versão estadual do Centrão? Esse é assunto para outra coluna!

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook