Coluna da quinta | As articulações para a eleição da Mesa Diretora da Alepe estão fervendo
Um grupo de trinta parlamentares estaduais vão se reunir hoje com objetivo de criar um bloco consolidado de olho na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Essa será a segunda reunião deste grupo, a primeira contou com a presença de 17 deputados de várias siglas.
A estratégia desse grupo é apresentar à governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) uma Assembleia “pacificada” e com um leque de nomes para capitanear o processo e preencher os principais espaços como presidência e primeira-secretaria.
O interessante é que esse movimento pretende excluir categoricamente os parlamentares do PP, partido que também deu sustentação a vitória de Raquel no segundo turno.
Como a eleição só é em 1º de fevereiro, muitas aguas ainda passarão debaixo dessa ponte. Sem falar que a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas poderá fazer parte das negociações porque a vaga agora é da Alepe.
IMBRÓGLIO JUDICIAL- O deputado Diogo Morais (PSB) tem o nome lembrado para disputar a primeira-secretaria, cargo que já ocupou. A bronca de Diogo é um imbróglio judicial que está travando com Lula Cabral. A incerteza tira Diogo um pouco da discussão.
BANCADA DESUNIDA - Mesmo tendo a maior bancada da nova Legislatura, os deputados do PSB já partem desunidos. Uns querem uma composição com Eduardo da Fonte e o PP, uma outra parte quer integrar esse bloco. Os socialistas poderiam ser o fiel da balança, mas pela falta de um comando pode se esfacelar.
FIM DOS BLOQUEIOS - O pedido do presidente Bolsonaro para que seus apoiadores liberassem as rodovias por causa da economia foi bastante elogiado. Parece que a derrota vem ensinando muito ao chefe do executivo. Ele precisa terminar bem para ser lembrado nos próximos pleitos.
RÁPIDAS
INTERNACIONAL - Cotado para assumir a pasta da Agricultura, o ex-candidato ao Senado na chapa de Raquel, Guilherme Coelho voltou ao comando da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). Ele vai representar a fruticultura brasileira no maior encontro mundial sobre meio ambiente e clima: a COP-27, no Egito. O presidente eleito Lula também participará deste evento.
TRANSIÇÃO - A transição do governo Jair Bolsonaro para Lula vai começar, oficialmente, hoje a partir das 14h. Uma reunião foi marcada entre o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Aloizio Mercadante, coordenador do programa de governo petista. O encontro será no Palácio do Planalto.
FORA DA LIDERANÇA - Após a nota que ele poderia ser líder da Oposição, o deputado estadual Gustavo Gouveia (SD) disse que a liderança não é seu objetivo. “Estou focado em outros projetos”, disse ele.
PINGA-FOGO: O foco de Gustavo Gouveia seria Carpina?