Coluna da quinta | A instabilidade do União Brasil
A novela quase mexicana com uma pitada de faroeste do União Brasil ganhou mais um capítulo. O partido afastou o deputado federal Luciano Bivar da presidência nacional da legenda, deixando que Antônio de Rueda assumisse o posto por ser o atual vice, pois seu mandato de presidente começará em maio.
Bivar caiu soltando o verbo, aparando-se no direito, colocando em xeque a eleição do novo diretório e mandando recado através de nota à imprensa. Com tudo isso, o poderoso e cobiçado União Brasil poderá sair menor, ou melhor, com quase nada dessa eleição por essa instabilidade. Quem em sã consciência se filia a um partido que está nas mãos da Justiça em breve?
A prova disso foram os prefeitos mais próximos a Bivar, que andam procurando seu novo ninho, a exemplo de Eduardo Honório (Goiana) e Flávio Gadelha (Abreu e Lima). Como eles, muitos que vão ser candidatos já pensaram duas vezes e vão deixar a legenda a ver navios.
TERMÔMETRO - Nos corredores da Casa José Mariano, só se comenta o clima de dúvida na montagem da chapa proporcional do União Brasil. O prazo está na porta e a nacional não se mexe. O deputado federal Mendonça Filho nutre que ele está no comando. Vamos aguardar!
ESQUENTOU - Com mais de duas horas de duração, a Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública sobre o fim das faixas salariais dos militares. Os deputados foram pra cima do secretário de Planejamento, Fabrício Marques, para encerrar de uma só vez.
CANDIDATO EM GOIANA - Após deixar o partido da governadora, Walter da ETP se filiou ao PL pelas mãos do presidente estadual, Anderson Ferreira, e lançou sua pré-candidatura a prefeito de Goiana. Mais um nome da oposição ao prefeito Eduardo Honório.
FRASE DO DIA: “Com certeza, reuniremos uma multidão para receber Bolsonaro, demonstrando a força do nosso campo político, que será o grande vencedor das eleições municipais de outubro”, disse o deputado Fernando Rodolfo, sobre a vinda do ex-presidente a Pernambuco.
RÁPIDAS
PROTAGONISMO FEMININO - A deputada federal Iza Arruda (MDB) será coordenadora do grupo de trabalho sobre Política Nacional do Cuidado na Câmara dos Deputados. “Nosso grupo se dedicará a promover políticas que liberem o tempo das mulheres, reconhecendo o cuidado como um direito fundamental", disse Iza.
ROMPEU DE VEZ - A saída do prefeito de Gravatá, Joselito, do PSB para o Avante sela de vez seu rompimento com o deputado estadual Waldemar Borges, porém deixa ele ainda ligado à Frente Popular, pois a legenda integra o time do prefeito João Campos. Isso já é um prelúdio de que, em 26, a primeira-dama será candidata a deputada estadual.
NO PÉ - O presidente da Compesa, Alex Campos, foi pessoalmente inspecionar o trecho da obra da Adutora do Agreste que está em execução na área urbana de Caruaru. Ele vem dando um novo ritmo à gestão da Compesa, arrancando elogios até de duros críticos do governo.
PINGA-FOGO: Quem ficará com a municipal do União Brasil no Recife?