Coluna da quinta | A força de Tarcísio de Freitas na tramitação da Reforma Tributária
O clima aqui em Brasília é de que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, estava sofrendo resistências para colocar a Reforma Tributária para votação, pela interferência dos governadores que mantinham uma posição contrária. Até que sentou à mesa com o bloco de gestores estaduais comandado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que deu aval para prosseguir com a PEC da reforma.
Tarcísio não só deu gás a Lira para colocar na pauta o projeto como também garantiu os votos da bancada do Republicanos, que fechou questão na votação da Reforma Tributária. “Essa reforma é urgente. Precisamos dar ritmo à nossa economia simplificando os impostos”, afirmou o governador do maior estado do País.
Na questão política, o nome de Tarcísio vem ganhando cada vez mais força para a disputa presidencial em 2026. “É inevitável. Mesmo se ele não quiser, haverá essa convocação da centro-direita”, afirmou um deputado de São Paulo, em reserva, à coluna. Hoje, o governador paulista terá um encontro com o ex-presidente Bolsonaro para debater os detalhes da Reforma.
DEBATENDO A REFORMA – O relator da Reforma Tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), confirmou durante seu discurso na tribuna da Câmara dos Deputados que se reúne hoje, sob a liderança dos prefeitos João Campos (Recife) e Eduardo Paes (Rio de Janeiro), com os gestores das grandes cidades para adequar a reforma e fazer com que esses munícipios não percam autonomia nem recursos.
PREPARANDO O PL – Hoje, o presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, e os deputados Fernando Rodolfo e André Ferreira têm uma reunião com o presidente nacional da legenda, Waldemar da Costa Neto. Na pauta, as costuras para a eleição municipal do próximo ano e os desdobramentos da inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro.
SURPRESA COM A GREVE – No dia em que os profissionais de Educação decretaram greve, a governadora Raquel Lyra (PSDB) disse que recebeu a notícia com surpresa. “Cada entidade sabe de si e toma a decisão que julgar necessária”, disse, ao ser questionada sobre a precipitação da classe. Enquanto isso, o balcão de negociação continua, garantiu o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
FRASE DO DIA: “Nós não estamos mirando o número de votos necessários para aprovar [a PEC]. Queremos superar o número mínimo para passar a ideia de que é um projeto de país, algo que é para as futuras gerações", disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
ENTROSAMENTO – O senador Fernando Dueire e o prefeito Paulo Roberto, da Vitória de Santo Antão, que cumpre agenda em Brasília esta semana, mostram que estão entrosados nas articulações para fazer o MDB de Pernambuco crescer. A deputada Iza Arruda também desempenha um papel de destaque no movimento para recuperar o protagonismo da legenda no estado.
HOMENAGEADOS – Durante a festa de gala em homenagem aos 48 anos da independência de Cabo Verde, no tradicional Monte Líbano, em Brasília, o embaixador do país africano no Brasil, José Pedro Chantre D'Oliveira, fez uma menção de homenagem à deputada Iza Arruda e ao senador Dueire. Destacou trabalho de ambos por sua nação e por abrir portas com o Congresso Nacional. Também citou a relação de Cabo Verde com Vitória de Santo Antão, desde a fundação da cidade pernambucana.
CONQUISTANDO RECURSOS – O prefeito de São Lourenço, Vinícius Labanca, está numa intensa agenda na Capital Federal. Por onde passa, vem conquistando recursos para sua cidade. Ele volta a São Lourenço hoje com a mala repleta de ações para anunciar.
PINGA-FOGO: Arthur Lira conseguiu arregimentar votos suficientes para aprovar a Reforma Tributária?