Coluna da quinta | A altivez de Dueire no Senado
Após o novo pedido de licença médica do senador Jarbas Vasconcelos, seu substituto imediato, Fernando Dueire (MDB), se encaminha para ficar nove meses ocupando uma das três cadeiras que pertence a Pernambuco, ao lado dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT.
Em pouco tempo, Dueire vem deixando sua marca no Senado, mesclando seu jeito discreto à uma força avassaladora nos bastidores. Um homem que por anos ficou por trás das cortinas, agora sobe ao palco como protagonista e dá conta do recado como veterano. Na Casa onde tem vizinhos que estão ali por décadas, consegue ter deles um reconhecimento por sua capacidade técnica e política.
Pegando momentos complexos da história do País como a mudança de Governo, um Senado à flor da pele pelos vestígios da polarizada eleição, além de pautas difíceis na articulação, a exemplo do empréstimo para a cidade do Recife, Dueire não só deu conta do recado como o fez em um tempo recorde. Sem falar nos temas que vem defendendo com unhas e dentes, como a Escola de Sargentos, e toda a sua interlocução entre o Governo de Pernambuco e o Ministério da Defesa.
Por fim, Dueire deu dinâmica ao mandato de Jarbas Vasconcelos – lembrando que não é uma tarefa fácil ser o substituto de um político da envergadura dessa – mas a altivez e capacidade foram testadas na prática.
CANHOTINHO – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, reúne hoje, em Canhotinho, no Agreste, no mínimo 20 deputados para fazer uma visita à Masterboi. Em seguida, o grupo será recepcionado em sua casa para um almoço. O encontro terá como prato principal muita política, e entre os temas presentes estarão as vagas de conselheiro do Tribunal de Contas, a liberação do empréstimo solicitado pelo Governo, além de ampliar a relação com os pares que já anda muito bem. A sessão das quintas pela manhã não acontecerá hoje.
TÍTULO – Com muita honra, recebo hoje o Título de Cidadão Recifense, uma proposição do vereador e primeiro secretário da Casa, Eriberto Rafael. A cerimônia está marcada para as 18h, na Câmara do Recife, e contará com o brilho da Orquestra Cidadã e do cantor Ed Carlos. Após o ato, os convidados serão recebidos em um coquetel na própria Casa de José Mariano.
POLARIZAÇÃO EM SURUBIM - Se de fato o ex-prefeito de Orobó e deputado estadual Chaparral for disputar a Prefeitura de Surubim, no Agreste, no próximo ano, não sobrará espaço para criar uma terceira via. A polarização entre Chaparral e o grupo comandado pela prefeita Ana Célia (PSB) será reeditada. Isso foi aferido no resultado das urnas na eleição estadual do ano passado.
FRENTE NORDESTE – Foi criada a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, na Câmara dos Deputados. O deputado federal pernambucano Pedro Campos (PSB), será o vice-presidente. O colegiado tem como objetivo discutir temas importantes para o desenvolvimento do País, colocando a região como celeiro de soluções para o Brasil.
FRASE DO DIA: “Como nos ensinou Eduardo Campos, o Nordeste não é problema, é parte da solução para o Brasil. A nossa região tem potencial para ser a locomotiva do desenvolvimento do nosso país, com seu amplo potencial econômico, energético, científico e cultural”, afirmou Pedro Campos.
RÁPIDAS
CUPIRA – A abertura da ExpoAgro de Cupira vai reunir o meio político do Estado. A governadora Raquel Lyra e sua vice Priscila Krause, além de prefeitos como Rodrigo Pinheiro (Caruaru) e Sivaldo Albino (Garanhuns), também marcarão presença na abertura por suas cidades serem expositoras no evento.
CONTRAPONTO - O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 2120/2023, criando o Marco Legal das Plataformas Digitais, para disciplinar os provedores de redes sociais, serviços de mensagem instantânea e buscadores de internet. Esse projeto é um contraponto ao PL das Fakes News (2630/2020), aprovado em regime de urgência.
ANIVERSÁRIO – O deputado federal Guilherme Uchôa Junior (PSB) comemora hoje mais um ano de vida. Ele deve passar o dia recebendo diversos cumprimentos dos meios político e jurídico, nos quais transita muito bem. Filho do saudoso Guilherme Uchôa, Júnior herdou do pai essa construção de pontes por onde passa. Longa vida a Uchôa!
PINGA-FOGO: Essas CPIs aprovadas no Congresso vão parar o País mais uma vez?