Coluna da quarta | Vai ter entendimento pela vaga do TCE?
Com o deputado Rodrigo Novaes (PSB) correndo solto e ostentando apoios fortes do presidente da Assembleia, Álvaro Porto, do primeiro-secretário Gustavo Gouveia e do prefeito João Campos, a pergunta que fica é: vai ter entendimento pela vaga do TCE?
Do outro lado, restaram os deputados Kaio Maniçoba (PP), Joaquim Lira (PV) e Guilherme Uchoa Junior (PSB). Já saíram do páreo o ex-deputado Tony Gel e a deputada Débora Almeida. Os candidatos que ainda continuam na briga andam conversando muito. Não se sabe se poderá haver uma saída para uma composição. Cada um tem seus motivos para permanecer na disputa.
Kaio Maniçoba tem a largada da bancada do PP, Joaquim Lira conta com a federação e Uchoa Junior faz conta de sua projeção com os insatisfeitos. O que temos de certo é que a vaga da conselheira Teresa Dueire terá uma disputa acirrada e com cara de segundo turno, mesmo com alguns candidatos acreditando que podem resolver em primeiro turno. Para que isso aconteça, é necessário que algum deles receba 25 votos.
Por fim, se o entendimento dos candidatos remanescentes não acontecer agora, poderá ser feito na base da pressão durante o intervalo de um turno para outro, na próxima terça-feira (23), quando acontecerá a eleição.
NOMEADO - Tão logo foi eleito pela Assembleia Legislativa, o advogado Eduardo Lyra Porto foi nomeado pela governadora Raquel Lyra como o novo conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco. O ato foi assinado no Palácio do Campo das Princesas. Além do novo conselheiro, estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e o vice-líder do Governo na Alepe, deputado Joãozinho Tenório.
TERMÔMETRO - A condução e a eleição de Eduardo Porto são a prova do poder que o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, tio do novo conselheiro, vem exercendo entre os deputados estaduais. Até a falta de concorrentes pela vaga foi fruto de muita articulação política.
CLIMA QUENTE - O bate e rebate entre a base do Governo e Oposição na Câmara do Recife aumentou a temperatura da sessão de ontem. O líder da Oposição, vereador Alcides Cardoso, após muitas críticas ao PSB, deixou o vice-líder do Governo, Rinaldo Júnior, falando sozinho. Ele não ficou no plenário para acompanhar o discurso do parlamentar no tempo de liderança.
FRASE DO DIA: “A gente volta ao lugar que a gente sabe o quanto pode contribuir. E eu contribuí sempre dentro das nossas limitações, ocupando espaços importantes, como líder da Oposição, em outra Legislatura como líder do Governo, ocupando comissões importantes nesta Casa, com mais de 40 leis de minha autoria. Tenho esse trabalho de fiscalizar, de ouvir, de me juntar com a comunidade. Hoje, voltamos a ter voz na tribuna”, disse a vereadora Aline Mariano, que assume a cadeira de Andreza Romero, nova secretaria dos Direitos dos Animais do Recife.
AMPLIANDO A BASE - Ao blog, a recém-empossada vereadora do Recife, Aline Mariano, confirmou que passa a integrar a base do prefeito João Campos na Casa de José Mariano. Aline é um quadro qualificado e teve uma posse muito prestigiada pela classe política e populares.
ENTRANDO EM CAMPO - O prefeito João Campos chega hoje de sua curta passagem pelos Estados Unidos para assinar o empréstimo com o BID e já vai entrar de cabeça na articulação para a vaga de conselheiro do TCE, que será escolhido na próxima semana. O candidato do socialista é o deputado Rodrigo Novaes, também do seu partido.
PINGA-FOGO: Quem será que computou o voto em branco na eleição de Eduardo Porto para o TCE?