Coluna da quarta | Sem legenda
Mais uma vez, o deputado federal Túlio Gadelha (Rede) vê seu sonho de disputar a Prefeitura do Recife ir pelo ralo. Nos corredores de Brasília, o presidente da federação PSOL/REDE, deputado Guilherme Boulos - diga-se de passagem amigo pessoal de Túlio -, já disse que por ele estaria resolvida a saída do pernambucano, mas não terá como controlar o suplente da própria Rede que deve judicializar e Gadelha perderá o mandato.
Essa informação anima de vez a Frente Popular do Recife, que poderia ter um candidato trazendo uma novidade. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, até tentou, mas não teve jeito. Ele não esconde o desejo de que Gadelha volte à sua legenda. Vai ter que esperar a janela eleitoral de 2026. A ex-senadora e presidente da Rede, Heloísa Helena, já deixou o recado neste blog.
Por fim, com o comando da maioria do diretório municipal, a deputada Dani Portela consolida de vez sua postulação na capital pernambucana. E será estrigada pela nacional diante da disputa de seu partido com o PSB em São Paulo.
FEDERAÇÃO À VISTA - Só está faltando a definição do União Brasil para a formalização da federação que envolve o Progressista e o Republicanos. Em Pernambuco, os efeitos são grandes, porque envolvem líderes partidários de peso: Eduardo da Fonte, Luciano Bivar e Silvio Costa Filho.
VOA BRASIL - O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou ao presidente Lula vários projetos que visam o fortalecimento do setor portuário, aeroportuário e hidroviário brasileiro. Entre eles, está o programa Voa Brasil, que ofertará passagens de avião até R$ 200 para aposentados do INSS e alunos do Prouni. O programa deverá ser lançado até o final de janeiro.
FRASE DO DIA:”Estamos muito confiantes de que o ano 2024 será muito positivo para o Brasil. Ao lado do presidente Lula, vamos trabalhar muito, dia a dia, pelo fortalecimento dos nossos portos, aeroportos e hidrovias do país e de Pernambuco”, disse o ministro Silvio Costa Filho.
RÁPIDAS
SEM PRESSA - Em Nazaré da Mata, o prefeito Nino Nascimento está sem nenhuma pressa para anunciar o nome do seu candidato. O vice-prefeito Pereira vem sonhando com o apoio, mas até o momento Nino faz mistério.
DETALHE FINAL - O embarque do prefeito Rodrigo Pinheiro no Republicanos já está nos finalmentes. Pelo que tudo indica, ele deverá se filiar mesmo ao partido do ministro Silvio Costa Filho. Agora é questão de tempo.
SE MOVIMENTANDO - O deputado federal Clodoaldo Magalhães fez um giro em várias cidades para apresentar seus candidatos e engrossar o palanque de outros. Ele, além de ser o presidente do PV em Pernambuco, tem uma boa relação com as demais legendas da federação.
PINGA-FOGO: Túlio Gadelha vai insistir no movimento para ser candidato ou vai virar a chave desse assunto?