Coluna da quarta | Reparação histórica
Foto: Roberto Stuckert Filho
Um problema que vinha se arrastando há anos em Pernambuco, ontem, chegou ao fim em Brasília. O presidente Lula e a governadora Raquel Lyra assinaram um acordo que resolveu de maneira definitiva a situação de milhares de famílias que moravam ou até moram em prédios-caixão, no Grande Recife, e esperavam uma solução prática.
Esse resultado de acordo foi uma costura pessoal do senador Humberto Costa (PT), que esteve presente no ato que garantiu que a Caixa Econômica Federal vai disponibilizar R$ 1,7 bilhão para indenizações aos proprietários de apartamentos situados em 431 prédios-caixão condenados em cidades da RMR. É um passo importante para prevenção de desastres como aconteceu em Paulista. Além de ser um gol de placa para a popularidade das gestões estadual e federal.
COMEMOROU MUITO – A governadora Raquel Lyra (PSDB) comemorou muito o acordo firmado com a União. Além de garantir os recursos, ela tira das costas o peso do trabalho para prevenir tragédias com esses pernambucanos. “Quando chegamos ao Governo de Pernambuco, prontamente buscamos ser solução para o problema dos prédios-caixão do Grande Recife. A partir de um trabalho árduo, feito a muitas mãos, conseguimos que houvesse uma grande concentração para que os recursos do FCVS fossem disponibilizados para a indenização dos mutuários desse tipo de imóvel até 150 mil reais”, disse Raquel.
QUÓRUM ALTO – A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, que também é pernambucano, representantes da Caixa Econômica Federal, do Ministério Público Federal em Pernambuco e do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Além dos prefeitos Professor Lupércio (Olinda), Nadegi Queiroz (Camaragibe), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Yves Ribeiro (Paulista) e João Campos (Recife) e parlamentares pernambucanos.
FRASE DO DIA: "Ninguém acreditava que poderia haver uma solução para o problema dos prédios-caixão do estado. Mas o acordo firmado aqui, hoje, é bom para Pernambuco, é bom para o Governo Federal, mas, principalmente, para as pessoas que acreditaram no sonho da casa própria e acabaram enfrentando um pesadelo", comemorou o senador Humberto Costa.
RÁPIDAS
PRESENÇA VAI ALAVANCAR – Escalado de última hora para disputar a eleição, o vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Hélio Aragão, terá menos trabalho, pois sempre se fez presente nos atos da gestão e representou o prefeito por muitas vezes. Ser um vice presente vai alavancar sua pré-candidatura.
LANÇAMENTO – No próximo sábado, dia 15 de junho, Ademir Alves (MBD) fará o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Bonito, no Agreste pernambucano. Ele deverá reunir nomes de peso da política estadual, sobretudo do ninho emedebista. Jovem advogado, Ademir se apresenta como o novo na política em Bonito.
PRÊMIO – A gestão do prefeito João Campos conquistou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece as melhores práticas municipais voltadas para o empreendedorismo no país. Recife concorreu com mais de 2,5 mil projetos inscritos em todo o país e 240 municípios finalistas.
PINGA-FOGO: Quem será o vice de Yves Ribeiro em Paulista?