Coluna da quarta | Qual será o futuro do PDT em Pernambuco?
Essa é a pergunta que paira no ar na política pernambucana após as últimas sinalizações dos que compõem o PDT no estado. A começar pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, que está animada para assumir uma pasta no Governo Raquel Lyra.
O cerne da resposta está nas mãos do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que já teve alguns encontros com a governadora e, também, com o deputado federal Túlio Gadêlha. Em ambas reuniões, ele fez convite formal para ingressarem na sigla. Ele não só quer o retorno de Túlio como deseja vê-lo candidato a prefeito do Recife no próximo ano.
Uma fonte próxima a Lupi confirmou à coluna que o prefeito João Campos e o deputado Pedro Campos também estiveram com o presidente do PDT com o objetivo de manter a legenda no palanque da Frente Popular no Recife. “Ele (Lupi) tem um apreço pelos filhos de Eduardo, mas tudo vai depender da vontade da governadora”, disse fonte.
MUDA O XADREZ - Se essa articulação do PDT se concretizar, a governadora ampliará seu papel decisivo na eleição de Caruaru e começará a dar sinais de sua estratégia no Recife, tendo Túlio pelo PDT e o secretário Daniel Coelho possivelmente pelo MDB.
DÉJÀ VU - A relação de Raquel com o PDT não é de hoje. Seu pai, o ex-governador João Lyra, foi vice de Eduardo Campos pela sigla de Lupi. E, em 2016, Wolney e Zé Queiroz apoiaram-na, o que consolidou a vitória contra Tony Gel.
INCOMUNICÁVEL - O ex-deputado Wolney Queiroz, secretário executivo do Ministério da Previdência Social, segue mergulhado e incomunicável diante dessas articulações do PDT. Sempre gentil nas respostas e na atenção, alguns deputados pernambucanos estão estranhando esse silêncio de Wolney.
FRASE DO DIA: “Política é igual à música. Tem gente que toca de ouvido, tem outros que leem partitura”, reflexão de um amigo que prefere o anonimato.
EMOÇÃO - Ao subir à Tribuna da Câmara de Caruaru, o presidente Bruno Lambreta fez um discurso emocionante em defesa dos pares após operação policial. Ele demonstrou que é um político de gestos.
LIDERANÇA NA BERLINDA - Um grupo de deputados do PSB está insatisfeito com a liderança do pernambucano Felipe Carreras. Um novo nome está sendo preparado para assumir a liderança do PSB na Câmara.
FESTEJADO - O deputado Cléber Chaparral reuniu um bom número de deputados e de várias tendências para comemorar seu aniversário durante almoço, na própria Assembleia Legislativa, no dia de ontem.
PINGA-FOGO: Isabella de Roldão vai ser secretária de Justiça ou Agricultura?