Coluna da quarta | Os números da segurança animam o Governo
Muito criticada quando encerrou o Pacto pela Vida, a governadora Raquel Lyra ousou ao criar um programa próprio: o Juntos pela Segurança, que agora, aos poucos, traz resultados positivos para o Governo e, consequentemente, para a imagem da governadora.
A cobrança é maior por serem mulheres, sobre os ombros da governadora e de sua vice, que também acompanha de perto as reuniões de monitoramento, em um estado onde o feminicídio ainda é altíssimo. Ter o indicador de 98% dos crimes de feminicídios elucidados sinaliza que a engrenagem do programa funciona.
Segundo informações de fontes palacianas, um grande pacote de ações para a área de Segurança será anunciado até o final do ano. Na programação, estão previstas mais convocações para ampliar o efetivo e a abertura de novas unidades de delegacia, sobretudo no interior.
JÁ ESPERADO- O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da candidatura do prefeito de Goiana, Eduardo Honório (UB), que tenta a reeleição. Já era esperado, pois ele assumiu a Prefeitura com a licença do ex-prefeito Osvaldinho, de quem ele era vice. O MP também pediu a cassação da candidatura do ex-prefeito e candidato Cal Volia, em Itapissuma, e do prefeito Paulo Batista, no município da Ilha de Itamaracá.
PASSANDO A BOLA- O vereador decano de Caruaru, Leonardo Chaves (PSDB), deixará o cargo e passará a bola para o filho, Hugo. Aos 78 anos, Chaves exerce, atualmente, seu 12º mandato consecutivo na Câmara de Vereadores, sendo o parlamentar mais longevo do Brasil, com quase 50 anos de vida pública. A candidatura de Hugo Chaves marca a continuidade do legado político da família na Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
FRASE DO DIA: “O Recife tem um histórico de eleições duras e difíceis, então tenho convicção de que teremos um segundo turno e eu estarei nele”, disse Daniel Coelho à Folha de Pernambuco.
RÁPIDAS
OPOSIÇÃO UNIDA?- Uma informação vinda de Timbaúba, na Mata Norte, indica que as oposições caminham a passos largos para se unir contra o prefeito Marinaldo Rosendo, que tenta a reeleição. “Falta detalhe”, revelou uma fonte.
BNB EM ALTA- Sob a presidência de Paulo Câmara, o Banco do Nordeste (BNB) encerrou o primeiro semestre de 2024 desembolsando o volume histórico de R$ 21 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Câmara deu outra dimensão ao banco.
LANÇAMENTO CONCORRIDO- O ex-ministro e senador Cristovam Buarque lançou seu novo livro, “Jogados ao Mar”, em sua terra natal, Recife. A classe política compareceu em peso para prestigiar o conterrâneo.
PINGA-FOGO: Os números da segurança vão melhorar a avaliação do Governo?