Coluna da quarta | Os municípios de pires na mão
Numa atitude de protesto, uma grande maioria das cidades do Nordeste vai fechar suas portas hoje para chamar atenção do Governo Federal diante da queda de receitas. Em Pernambuco, a adesão é grande.
A mobilização está grande e o maior reclame é contra a redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os gestores dizem que, comparando ao mesmo período do ano passado, a redução no FPM atinge 33%. Além do atraso na liberação das emendas especiais para custeio das áreas da Saúde e Assistência Social.
Os otimistas acreditam que essa situação deve melhorar ainda este ano. Os gestores realistas acreditam que só no segundo trimestre do próximo ano. A verdade é que do jeito que está não dá pra continuar!
BOLSONARISMO SURFANDO - Como tudo no Brasil termina na politização, com a queda desses repasses, os parlamentares bolsonaristas estão surfando na crista da onda para criticar o Governo Lula, sobretudo em regiões que garantiram a vitória do petista, a exemplo do Nordeste.
CONGRESSO - Encerra, hoje, o 6º Congresso Pernambucano dos Municípios, sendo o maior da história, com mais de 3 mil inscritos. Esse evento marca a gestão de Márcia Conrado no comando da Associação Municipalista de Pernambuco. Uma palestra com o ator Miguel Fabela vai encerrar o encontro.
MEMORIAL DA ADVOCACIA - Em uma sessão bastante concorrida, o presidente da Seccional da OAB-PE, Fernando Lins, inaugurou, na noite de ontem, o Memorial da Advocacia Pernambucana, na sede da instituição, no Recife. O quórum de ex-presidentes foi alto para aplaudir a atual gestão.
FRASE DO DIA: “Estamos direcionando este importante valor para o Fundo Estadual da Saúde, visando o custeio dos serviços da rede. Nossa bancada está sempre à disposição de Pernambuco, seguindo uma tradição de trabalho conjunto pelos interesses da população”, disse o deputado Augusto Coutinho, coordenador da bancada federal, ao liberar mais de R$15 milhões.
TCE NA COLA - Circulou em todo estado a informação, baseada no relatório do Tribunal de Contas, que a empresa do pré-candidato a prefeito de Vicência, Neto de Dija, causou um dano ao município de Timbaúba no valor que ultrapassa R$1 milhão de reais.
POSSE - O novo presidente da Compesa, Alex Campos, deve ser empossado na próxima sexta-feira. Toda burocracia de deixar a Anvisa e ser cedido pela Câmara dos Deputados já foi feita. Agora, o ato dependerá da agenda da governadora.
PALESTRA - O painel sobre Comunicação no Congresso Pernambucano de Municípios foi bastante prestigiado. Dividi a bancada com o jornalista Nill Junior, Priscila Lapa e o professor da UFPE, Bruno Nogueira. Parabéns à AMUPE pela organização e por trazer temas de grande relevância para as gestões municipais.
PINGA-FOGO: Terá mudanças no comando da Secretaria de Defesa Social?