Coluna da quarta | O fato novo em Olinda
Sem a ministra Luciana Santos e, agora, sem a deputada Gleide Ângelo no páreo, o PSB optou em declarar apoio à pré-candidatura de Vinícius Castelo (PT) para prefeito de Olinda. Jovem e do partido do presidente Lula, ele se apresenta como o fato novo na eleição no município.
A parceria com o prefeito João Campos (PSB) irá ajudá-lo na construção de sua própria imagem na Marim dos Caetés. Na próxima sexta-feira, às 14h, o PT fará um ato em sua sede para apresentar o nome de Vinícius. Vindo da periferia da cidade e com o discurso alinhado com a nacional, o petista terá o desafio de se impor como opção entre a candidatura bolsonarista e a da gestão.
NOVO ENCONTRO - Uma fonte do Palácio do Planalto revelou à coluna que o presidente Lula já marcou um novo encontro com o prefeito João Campos (PSB) para tratar da eleição no Recife. O líder petista já disse que vai apoiar a reeleição do prefeito, independentemente da vice. Hoje, o PT em Pernambuco faz um novo encontro para debater esse tema. Segundo a fonte, Lula teria acertado o dia 3 de julho com João Campos. Ou seja, na próxima semana.
PEGANDO RITMO - Em Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado (PT) vem imprimindo um ritmo de entregas e articulações políticas rumo à sua reeleição. Ela acertou o passo e sua agenda começa a saltar aos olhos de quem faz a crítica política. A petista é uma das prioridades do partido no estado.
GRUPO VERMELHO - Na cidade de Bonito, o grupo vermelho vive uma verdadeira implosão. O combinado era que uma pesquisa iria definir a cabeça da chapa. Agora já mudaram, optaram por uma eleição interna. O fato é que o mais votado será o prefeito e o segundo, o vice. Resta saber se não haverá racha depois disso!
FRASE DO DIA: “Essa questão da descriminalização das drogas é uma ideia suscitada em várias partes do mundo, mas há um caminho próprio para se percorrer nessa discussão, que é o processo legislativo”, disse o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
RÁPIDAS
PONTO NEGATIVO- As festividades juninas que deveriam ser um momento positivo na gestão do prefeito Orlando Jorge (Podemos), em Limoeiro, se transformou na pedra no sapato. As atrapalhadas e a falta de protagonismo do evento mexem significativamente no ego do limoeirense. Se fosse mais perto da eleição, poderia ter um efeito maior!
PSB BATENDO - O PSB não aliviou e rebateu as declarações elogiosas do deputado France Hacker à governadora Raquel Lyra (PSDB), em Sirinhaém. O partido disse que o parlamentar “olha para o retrovisor” e que tem “ânsia de agradar”. Após esse embate, o partido vai dar carta de anuência para France deixar a legenda?
PINGA-FOGO: Terá reviravolta em Olinda com a unidade da esquerda em torno de Vinícius?