Coluna da quarta | O destaque de André de Paula na equipe ministerial de Lula
Comandando um ministério sem tanta estrutura, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, vem dando recado ao presidente Lula e à cúpula do seu governo de que está pronto para qualquer missão. É muito fácil ter protagonismo em pastas bilionárias como Educação, Saúde, Cidades, entre outras. Mas fazer chegar a mensagem de atuação em um ministério na prática pequeno é sinônimo de competência.
O pernambucano vem sendo elogiado por muitos dentro e fora do Governo. Ele estará amanhã na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária no Senado Federal para apresentar o balanço destes quase 90 dias de gestão. “Tudo que pactuamos durante a transição, tiramos do papel. Vamos apresentar à Comissão, e na próxima semana ao presidente Lula, para que depois ele apresente ao País o balanço dos seus 100 dias”, revelou André à coluna.
Na próxima semana, o ministro vai a Pernambucano pela primeira vez em uma viagem oficial para lançar um programa de governo, além de fazer uma visita protocolar à governadora Raquel Lyra. André de Paula vem provando que está pronto para qualquer missão. Entrou numa pasta que não dominava o tema e hoje vem tocando como se tivesse crescido ali.
CARAVANA DE PREFEITOS – O ministro André de Paula disse que vai atender todo prefeito pernambucano que pedir agenda com ele. Ontem, sua agenda varou a noite, com fotos e encontros com os gestores pernambucanos. Até o prefeito do Recife, João Campos, foi bater o ponto no Ministério da Pesca.
ACENO A JOÃO – Por falar em João Campos, André de Paula não esconde de ninguém a sua estima pelo prefeito do Recife. Pelo desenho de hoje, o PSD em Pernambuco vai apoiar incondicionalmente a reeleição de Campos no Recife e seu projeto futuro de disputar o Governo de Pernambuco.
EM CAMPANHA – Durante seu discurso na abertura da Marcha dos Prefeitos, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez duras críticas ao Governo do PT e falou com tom de candidato a presidente. Zema foi aclamado pela plateia de prefeitos e teve dificuldade para sair do local do evento, devido ao grande número de pedidos para fotos.
DEMANDA GRANDE - O gabinete do senador Fernando Dueire (MDB) virou parada obrigatória para quem participa da marcha dos prefeitos. O senador, mesmo com uma demanda grande, faz questão de receber de forma exclusiva sendo muito elogiado porque passa por lá. O emedebista está subsistindo Jarbas Vasconcelos a altura do cargo, sobretudo na relação com os pares.
FRASE DO DIA: "Nós temos, ministro Fernando Haddad, muita confiança na sua condução (da Reforma Tributária). E eu, enquanto brasileiro, lutarei para que o sistema tributário do nosso País seja justo, menos regressivo e fortaleça os municípios. Vamos fazer como a própria CNM diz, vamos fortalecer os municípios para que o Brasil também se torne mais forte", afirmou João Campos, durante palestra na marcha, sob aplausos do público.
RÁPIDAS
REUNIÃO DA BANCADA – A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu toda a bancada federal para debater as principais pautas do municipalismo. A prefeita e presidente da Amupe, Márcia Conrado, comandou o encontro, ao lado do coordenador da bancada pernambucana, o deputado Augusto Coutinho (Republicanos).
FORÇA NA SUCESSÃO – A prefeita de Primavera, Dayse Juliana (PSB), está com todo gás na sua gestão. A informação que obtivemos é que qualquer nome que ela botar como sucessor tem grande chance de ser eleito. A Oposição está esfacelada e ela ostenta mais de 80% de aprovação.
ALEPE EM BRASÍLIA – Chamou a atenção a quantidade de deputados estaduais que prestigiaram a Marcha dos Prefeitos este ano. Eles também tiveram destaque no encontro dos gestores municipais com a bancada federal.
PINGA-FOGO: Quem será o ungido para a vaga de conselheiro do TCE?