Coluna da quarta | O aceno de Múcio à bancada pernambucana
A confirmação de Pernambuco como sede da Escola de Sargentos era tudo que os deputados federais queriam ouvir da boca do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do próprio Exército. Esse aceno do conterrâneo fez com que a bancada federal faturasse em cima da pauta.
Outros dois estados disputavam para se tornarem sede da ESA, porém por decisão técnica o Alto Comando do Exército optou por Pernambuco, ainda no ano passado. Diante da mudança de Governo, houve rumores de uma tentativa política para mudar a decisão já formulada, o que não aconteceu.
Segundo o coordenador da bancada pernambucana, deputado Augusto Coutinho (Republicanos), foi uma iniciativa do próprio ministro. “Essa foi uma reunião protocolar, que teve convite oficial feito pelo ministro (José Múcio)”, ressaltou. Serão investidos quase R$ 2 bilhões em todo complexo, que será construído em Paudalho.
COMISSÕES - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, finaliza a distribuição das presidências das 30 comissões permanentes ainda esta semana. O pernambucano Fernando Rodolfo é o mais cotado para assumir o comando de um dos colegiados da Casa.
LEVOU FALTA – A governadora Raquel Lyra (PSDB) levou falta na reunião da bancada federal com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comando do Exército para tratar da Escola de Sargentos. A presença dela estava sendo aguardada pelos parlamentares, pela importância e complexidade do tema. Também não enviou nenhum representante do Governo de Pernambuco.
RECADO DA ALEPE – A vitória do deputado Waldemar Borges (PSB), a contragosto do Palácio, foi interpretada nos corredores da Assembleia Legislativa como um recado da Casa ao Governo. Havia um movimento para não deixar nenhum deputado do PSB assumir presidência de Comissão. Entregar Educação e Cultura ao ex-líder do Governo socialista foi uma espécie de freio de arrumação.
FRASE DO DIA: “Estamos atentos à realidade dos municípios e trabalhando para dar encaminhamentos às demandas que estão chegando. Construímos alianças, fortalecemos parcerias antigas, ampliamos apoios e a representatividade no Agreste e em outras regiões”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB).
RÁPIDAS
TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE –14 cidades do Rio Grande do Norte registraram na madrugada ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. A informação da polícia é que uma pessoa morreu em confronto com forças de segurança e outras duas foram presas. O clima lá está tenso! Muitas atividades estão sendo suspensas com receio da violência.
INVESTINDO NO ESPORTES - O prefeito Raimundo Pimentel (UB) anunciou a construção de mais 13 quadras poliesportivas em Araripina. O pacote foi anunciado de uma só vez e será executado em etapas. Na primeira etapa, nove localidades serão contempladas.
PINGA-FOGO: Quem será o candidato ou a candidata do prefeito Eduardo Honório em Goiana?