Coluna da quarta | Mesmo sem entendimento, PT ainda mira vaga do Senado
Longe de um entendimento, o Partido dos Trabalhadores ainda mira a vaga de senador na chapa da Frente Popular de Pernambuco. O maior problema é a falta de unidade da sigla, ou melhor, de uma solução razoável entre os petistas.
A deputada estadual Teresa Leitão não abre mão de estar na disputa e já avisou que não aceita ser vice. Por sua vez, o deputado federal Carlos Veras corre por fora para tentar se viabilizar, além de ter o apoio do senador Humberto Costa.
A maior dificuldade do PT é a dissonância do pensamento local com a executiva nacional. A cúpula do partido enxerga o jogo em Pernambuco de um jeito, enquanto os petistas daqui estão indo na contramão. No final de tudo, vai cair no colo de Lula para bater o martelo. A coluna apurou que o líder mor do PT e o governador Paulo Câmara vão tratar desse assunto em um novo encontro, nesta sexta-feira (8), em São Paulo, após evento com Geraldo Alckmin (PSB).
VICE – Lula confirmou que vai acolher a indicação de Alckmin. O prefeito João Campos e o governador Paulo Câmara já confirmaram presença no evento, na capital paulista.
CARREIRÃO – O ex-presidente estadual do PV, Jorge Carreiro, deixou a legenda para se filiar ao Solidariedade e disputar uma vaga na Alepe. Ele pegou muita gente de surpresa, já que também mudou de palanque. Jorge agora vai pedir votos para Marília Arraes. E pelo andar da carruagem, o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, vai junto. É questão de tempo para anunciar.
ERROU O ALVO – Após driblar o prefeito José e seu grupo, o presidente da Câmara de Itapissuma, Jefferson Albuquerque, conhecido como GG, articulou a rejeição das contas do ex-prefeito Cal Volia. A questão é que existe uma legislação que libera gestores que tiveram as contas rejeitadas sem imputação de débito, o que é o caso.
SONHO MEU – GG fez isso com Cal para tentar tirá-lo do páreo da sucessão de Zé de Irmão Teca. O presidente da Câmara sonha em ser candidato a prefeito, mas depois dessa pode ter enterrado seu futuro político. Sonhar é direito de todos, mas atrapalhar o próprio sonho é para poucos.
FEDERAÇÃO DE PÉ – Após rumores de que a federação do PT, PCdoB e PV estaria indo para o ralo, o presidente nacional dos Partido Verde, José Penna, confirmou a este blog que nada mudou e qualificou a tentativa de rachar esse bloco como “fake news”.
PINGA-FOGO: Quando o senador Fernando Bezerra Coelho vai oficializar sua pré-candidatura a deputado federal?