Coluna da quarta | Lula aposta na economia para alavancar Governo
Foto: Roberto Stuckert
Durante visita ao polo automotivo de Goiana, na Mata Norte pernambucana, o presidente Lula apostou no discurso da retomada econômica. “Hoje eu vi um pouco da fotografia do Brasil que queremos construir no País”, disse o presidente. Citando uma fábrica pujante, empresários que investem e empregos sendo gerados.
Ainda em sua fala, Lula prometeu que o Brasil voltará a crescer e repetiu o discurso contra a alta dos juros. “Nós voltamos para recuperar esse país”, afirmou, enfático. Esse tipo de discurso é uma sinalização clara ao mercado e na mesma intensidade ao Banco Central.
Por fim, sem usar meias palavras, elencou três pontos para o Goveno dar certo: “credibilidade, estabilidade e previsibilidade”. Alimentando a militância, ele bateu na gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro, ao criticar a falta desses três pontos.
ENTROSADOS (PARTE 1) - Após o evento, Lula fez questão de uma conversa ao pé do ouvido com o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos). Esse gesto mostra o entrosamento do parlamentar pernambucano com o presidente da República.
ENTROSADOS (PARTE 2) - Quem também demonstrou muito entrosamento foi o deputado Túlio Gadelha (Rede) com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele pegou a tucana pelo braço e fez questão de tirar uma foto junto com o presidente Lula. “Essa foto é histórica pra mim”, disse o deputado.
RECONHECIMENTO - Durante o evento em Goiana, o senador Humberto Costa sinalizou a presença do ex-senador Armando Monteiro Neto entre os convidados. No final do evento, Lula quis cumprimentar o aliado histórico, mas Armando já tinha saído. O ex-ministro de Dilma tem muito prestígio junto ao líder petista.
FRASE DO DIA: “Quando eu, em 2010, fiz uma reunião com a indústria, estávamos vendendo 3,8 milhões de carros. Era recorde da indústria automobilística. A previsão era de que em 2015 pudesse chegar a 5 ou 6 milhões de carros produzidos. Hoje, o Brasil produz menos de 2 milhões”, discursou o presidente Lula.
RÁPIDAS
ANFITRIÕES - O presidente Lula continua sua agenda em Pernambuco nesta quarta-feira (7). O líder mor do PT será recebido pelos prefeitos Yves Ribeiro, em Paulista, e João Campos, no Recife, onde anuncia o retorno do programa Farmácia Popular.
CASSADO - A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou ontem a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Pode-PR) por tentativa de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022.
CLIMA TENSO - O líder da Oposição na Câmara do Recife, Alcides Cardoso disse que teve vereador da Casa que agrediu uma mulher. Será que vai revelar o nome do parlamentar? A também vereadora Aline Mariano fez essa cobrança na tribuna.
PINGA-FOGO: Mais vereadores de Garanhuns serão cassados pelo TRE?