Coluna da quarta | João Campos vence disputa interna do MDB
Além da capacidade de articulação pessoal do prefeito João Campos (PSB), que fez a condução necessária para arrematar o MDB por inteiro no Recife, o processo se deu também pela guerra de forças internas que, hoje, tem três frentes: Raul Henry, Paulo Roberto e Fernando Dueire com Jarbas Filho.
A ala de Raul queria fazer a manutenção da aliança com o prefeito João Campos (PSB), já o senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho vinham tendo conversas bem avançadas com a governadora Raquel Lyra (PSDB). A terceira força, o prefeito Paulo Roberto, estava no meio do caminho.
Essa queda de braço interna e olhar para 2026 - que pesou no final - foi fundamental para que o prefeito do Recife desse o xeque-mate na legenda. João Campos articulou pessoalmente e conseguiu o voto de Paulo Roberto somado a Raul, faturando o apoio do partido que, desde 2012, está na Frente Popular.
ESPAÇO NA MAJORITÁRIA - O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, recebeu várias visitas, tanto de João Campos quanto de Raquel. Ele não esconde de ninguém que a executiva nacional entende que, pelo tamanho e história da legenda, o MDB vai pletear um espaço na majoritária em 2026.
EFEITO EM CARUARU - Em conversa com a coluna, o diretor de marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, disse que seu projeto de candidatura própria a prefeito de Caruaru, até o momento, está de pé. Mesmo com a definição no Recife. Há uma expectativa de que João Campos trabalhe para levar a sigla para o palanque de José Queiroz (PDT).
ATO - Com essa definição, o MDB realiza, logo mais, ao meio-dia, um evento na sede do partido, no Recife, que vai confirmar o apoio formal à reeleição do prefeito João Campos (PSB).
FRASE DO DIA: “O MDB tem uma aliança política e programática com o PSB construída por Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, desde as eleições municipais de 2012.”, disse o presidente estadual da legenda, Raul Henry.
RÁPIDAS
MARCANDO TERRITÓRIO - A governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve em Petrolina e, com um volume de ações, também quer deixar seu recado político para preparar seu palanque para as eleições deste ano.
PSD À VISTA - Com a confirmação do MBD com João Campos, agora não há mais dúvidas: Daniel Coelho será candidato a prefeito do Recife pelo PSD.
PINGA-FOGO: Quem será o candidato de Raquel em Petrolina?