Coluna da quarta | Guinada à centro-esquerda
Após fazer uma limpeza geral dos bolsonaristas da sua gestão, a governadora Raquel Lyra (PSDB), que foi eleita flertando com os dois lados da polarização, inaugura um novo momento na sua política: a guinada à centro-esquerda.
Ela não só tirou o PL do comando do DETRAN como exonerou todos os postos indicados pela bancada do partido. Esse movimento foi bastante comemorado pela ala petista que está umbilicalmente ligada ao Palácio e sonha em ver uma aproximação entre a governadora tucana com o presidente Lula.
Mesmo aceitando, até essa semana, conservadores nas fileiras da sua gestão, o histórico de Raquel é muito ligado à centro-esquerda. De uma família brizolista de carteirinha, foi deputada pelo PSB e duas vezes prefeita, além de governadora, pelo PSDB, que é um partido da social democracia.
Mesmo evitando dizer em qual candidato votou no segundo turno de 2022, essa ação de hoje aproxima, ainda mais, a chefe do executivo pernambucano das fileiras de quem vai pedir voto pra Lula em 2026.
SONHANDO ACORDADO - Quem não se aguentou de alegria e fez uma postagem em suas redes sociais foi o deputado estadual João Paulo Lima (PT). Ele criticou os deputados do PL e saiu em defesa da governadora. O ex-prefeito do Recife fez uma defesa mais enfática do governo mais do que o próprio líder. Ele sonha acordado, diuturnamente, que seu partido se entenda com o Palácio. “Sempre estarei ao lado da governadora”, escreveu João Paulo.
CASE DE SUCESSO - Mesmo tendo a deputada federal Tabata Amaral (PSB) como convidada principal, o prefeito João Campos (PSB) participou do concorrido podcast Inteligência LTDA. e foi apresentado como um gestor que vem dando certo. João relatou as dificuldades sofridas, na época da campanha, pela pouca idade, os mesmos problemas enfrentados por Tabata em São Paulo, mas que conseguiu superar tendo uma das gestões mais bem avaliadas do país entre as capitais.
FRASE DO DIA: “A palavra do palanque da candidata Raquel Lyra não é a palavra da governadora Raquel Lyra. Fica um lapso temporal entre o que ela prometeu e o que cumpriu", disse o deputado Coronel Aberto Feitosa (PL), criticando o fim das faixas salariais de PMs e bombeiros militares de forma escalonada.
AGORA NO PLENÁRIO - Conseguindo derrubar o dispositivo aprovado da deputada Gleide Ângelo (PSB), na Comissão de Finanças, o Governo vai ter que suar a camisa para garantir a aprovação do projeto de lei do fim das faixas salariais no plenário da Assembleia Legislativa. A expectativa é que seja votado na próxima terça, dia 7 de maio.
CONTAS APROVADAS - O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) aprovou as contas do deputado estadual e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (UB), referentes ao exercício de 2017. Com isso, Edson contabiliza todas as suas contas aprovadas durante seu mandato de prefeito.
ALERTA - A redação do blog recebeu um vídeo de internautas relatando uma destruição de plantio para estudos do IPA na cidade de Arcoverde. Tentamos contato com o Estado para comentar o assunto, mas, até o fechamento da coluna, não obtivemos resposta. Segundo informações preliminares, era um estudo de palma que já dura mais de 20 anos.
PINGA-FOGO: O movimento de Raquel encontrará recíproca política no Planalto?