Coluna da quarta | Federação sendo costurada

A federação entre o Progressitas e o União Brasil caminha a passos largos e isso terá um efeito prático na eleição do próximo ano em Pernambuco. Ontem, a bancada do PP no Congresso delegou, por votação, poderes ao presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira, para tratar da federação com o União Brasil.
Por sua vez, Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, pediu até sexta-feira para concluir as conversas internas para só depois sentar em definitivo com Ciro Nogueira. Há uma expectativa de que eles possam ir à mesa novamente ainda esta semana.
As duas siglas já definiram o comando por estado. Pernambuco ficará com o PP, como era esperado. Paraíba, São Paulo, Minas Geras, por exemplo, ficarão com a nacional. Só pra citar alguns com União Brasil: Pará, Goiás e Rio Grande do Norte.
SÓ UM SENADOR - Não há espaço para dois senadores na mesma federação. Pelo desenho, o deputado Eduardo da Fonte ficará com o comando da federação em Pernambuco. Ele também trabalha para ser candidato ao Senado. Restando para Miguel Coelho tentar fazer um trabalho de convencimento interno, procurar outro partido ou abdicar da majoritária.
PRODUÇÃO LEGISLATIVA - O senador Fernando Dueire (MDB) está num ritmo intenso em Brasília com três projetos de sua autoria no plenário do Senado na mesma semana. Uma das proposições aprovadas é a criação de um fundo nacional para catástrofes.
FRASE DO DIA: “O Congresso, com certeza, na sua diversidade, fará alterações nessa matéria, não tenho dúvidas, pela importância que ela tem”, disse o presidente da Câmara, Hugo Motta, sobre projeto do imposto de renda.
RÁPIDAS
ESTACA ZERO - Se essa federação acontecer de fato, os Coelhos vão perder a autonomia que teriam no União Brasil. Eles voltam à estaca zero em ter um partido para chamar de seu.
POSSE FESTIVA - O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Marcelo Gouveia, terá sua posse festiva hoje. Além dele, toda diretoria também assume o posto nesta quarta. Destaque para o prefeito Pedro Freitas, que assume como vice e, no próximo ano, a presidência.
PINGA-FOGO: Essa federação ente PP e União Brasil se consolida este mês?