Coluna da quarta | Faltou Governo para aprovar a Reforma Tributária
Após um estardalhaço na convocação às pressas dos deputados, o presidente da Câmara, Arthur Lira, ficou receoso e não colocou a Reforma Tributária na pauta. Nem vai colocar.
A coluna ouviu muitos parlamentares. Uma das principais reclamações foi a falta de cumprimento do Governo Federal em não liberar as emendas do ano passado. Tudo foi centralizado no Ministério da Saúde, que não soube tornar viável. A resposta é uma só: não terá reforma.
Sem falar que o texto final da Lei precisa ser debatido. Se for votado como está, vai causar muitos problemas na sociedade.
SÓ FALAS - Com a pauta trancada, a Câmara dos Deputados virou um festival de falas. Foram 97 inscritos para usar a tribuna, sem contar os que discursaram sem estarem na lista. Muitos deles reclamaram do presidente Arthur Lira pela forma com que convocou os parlamentares e não votou nada.
MOSTROU PRESTÍGIO - O deputado federal Felipe Carreras (PSB) reuniu o meio político de Brasília em uma grande festividade junina. Ele conseguiu juntar no mesmo lugar de petistas à radicais bolsonaristas. O presidente da Câmara, Arthur Lira, e o ministro Alexandre Padilha bateram ponto no evento, que teve show de Dorgival Dantas.
FRASE DO DIA: “O mercado é tratado, no Brasil, como um ente que ri, um ente que intervém, um ente que acha bom, um ente que tem bom humor, um ente que tem mau humor, e quem quiser que se adapte”, disse a senadora Teresa Leitão.
RÁPIDAS
RECORDE DE AUDIÊNCIA - A entrevista com o ex-ministro Gilson Machado ao programa Pânico, da Jovem Pan, alcançou mais de 104 mil espectadores assistindo. Audiência que segundo o apresentador do Pânico, Emílio Surita, ultrapassou a Globo no horário e foi uma das maiores já registradas no programa.
DIALOGANDO - O superintendente da Codevasf em Petrolina, Gustavo Melo, reuniu ontem, em Brasília, a bancada dos deputados pernambucanos do PSB para estreitar a relação com a estatal. Com larga experiência na administração pública, Gustavo sabe tocar essa relação institucional.
BALANÇO - O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e a Fundação de Cultura realizam hoje uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço do São João 2023. O evento está marcado às 9h, no Teatro Difusora.
PINGA-FOGO: Tem clima para votar o arcabouço fiscal?