Coluna da quarta | “(Des)União” Brasil judicializa mais uma disputa em Pernambuco
Já está virando rotina dentro do União Brasil: toda disputa interna termina na Justiça. O deputado Mendonça Filho ganhou a eleição para presidir o diretório municipal do Recife, a estadual não reconheceu, mas ele ganhou na Justiça. O clima depois da fusão entre os extintos PSL e Democratas, pelo menos aqui em Pernambuco, não é dos melhores. Sem falar de toda a novela que foi a eleição estadual passada.
Ontem, um novo episódio aconteceu, agora na briga pelo comando da legenda em Pernambuco. O presidente nacional Luciano Bivar apresentou seu candidato, o atual presidente Marcos Amaral. Do outro lado, o deputado Mendonça Filho também se colocou como candidato, com apoio do ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador Miguel Coelho e de todo o seu grupo. No voto, Amaral venceu, porém a Justiça acatou o pedido de Mendoncinha e anulou o pleito, por não reconhecer alguns diretórios municipais.
Resta saber agora como findará essa novela. O DesUnião Brasil - porque a “união” só ficou no nome - pode ir perdendo força ao longo do tempo, com o excesso dessas rusgas internas, que não levarão a lugar nenhum. Pelo contrário, virou um verdadeiro processo de autofagia, de fazer inveja ao PT dos tempos de João contra João.
DIREITO DO CONSUMIDOR – Os deputados estaduais aprovaram a criação da Comissão de Defesa do Consumidor. Foi feita uma alteração no Regimento Interno, pois a comissão terá um caráter permanente. Com essa aprovação, a Casa de Joaquim Nabuco passa a ter 18 colegiados temáticos. A proposição foi apresentada pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB), que deverá ser o presidente da nova comissão.
MARCANDO TERRITÓRIO – Depois do senador Humberto Costa rasgar o verbo, o deputado federal Carlos Veras fez um balanço das alianças que o PT fez no estado e cobrou uma atitude dos correligionários. Ele lembrou ainda que a sigla abriu mão de um ministério “em nome da governabilidade”. "A gente está nesse debate, e, se ele não for bem feito, bem discutido, pode gerar consequências e problemas políticos graves para o presente e para o futuro", disse Veras, em entrevista à Folha de Pernambuco, sobre a Codevasf.
FRASE DO DIA: "A situação dos presídios em Pernambuco não pode ser escondida sob tapetes", afirma a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
TEMA LEVANTADO – A temática da superlotação e as condições dos presídios pernambucanos levantadas pela presidente do STF, ministra Rosa Weber, também esteve presente durante a campanha estadual do ano passado. Essa é uma das pautas que a governadora Raquel Lyra terá que se debruçar para buscar uma solução.
RÁPIDAS
TERCEIRA VIA – Corre nos bastidores que o deputado estadual France Hacker (PSB) pode disputar a Prefeitura do Ipojuca. Ele já foi prefeito da cidade vizinha de Sirinhaém, e deve tentar a polarização do grupo da gestão atual com o do ex-prefeito Carlos Santana.
LAGOA DO CARRO – O nome do ex-deputado Botafogo Filho, conhecido também como Josafá, já é prego batido e ponta virada na disputa na cidade de Lagoa do Carro. Ele conta com o apoio incondicional da sua tia, a prefeita Judite Botafogo (PSDB), que vem fazendo uma gestão bem aprovada, além do peso do seu pai, o ex-prefeito da cidade e atual prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (sem partido).
DEBATE – Hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), estará no centro do dentro, comandado pelo comunicador da maioria, Geraldo Freire, na CBN Recife, às 11h. Você acompanha pela frequência do rádio 105.7 FM ou pelo site cbnrecife.com.
PINGA-FOGO: Após os números da pesquisa do Recife, Marília Arraes vai mesmo querer disputar a Prefeitura de Olinda?