Coluna da quarta | A pressa do PSB para empossar Matuto
Num movimento de agilidade jurídica, contrariando até alguns eleitoralistas, o PSB fez um requerimento prévio e conseguiu, na procuradoria da Assembleia Legislativa, o parecer para empossar o 2º suplente Júnior Matuto na vaga deixada pelo saudoso José Patriota. Pois Davi Muniz - primeiro suplente - deixou a legenda. “O mandato é do partido e, por isso, entramos com esse requerimento”, justificou Sileno Guedes, presidente estadual do PSB.
Essa posse há dois movimentos políticos por trás. Primeiro, garantir que o agora deputado Júnior Matuto vá pra urna em Paulista com o peso de ser um parlamentar e reforce seu discurso político para governar a cidade. Depois, é um recado ao vereador Davi Muniz por ter deixado o PSB para se abraçar com o Palácio e o grupo de Daniel Coelho, no Recife.
Davi, por sua vez, já entrou com um requerimento na Casa de Joaquim Nabuco e promete brigar na justiça pelo mandato. Enquanto isso, vê o tão sonhado broche de deputado na lapela de outro deputado.
FOCADO EM PAULISTA - Mesmo assumindo um mandato de deputado estadual, Júnior Matuto não pensou duas vezes e fez referência a sua trajetória política. Prometeu ficar pouco tempo na Assembleia, “pois quero resgatar a cidade do Paulista, sobretudo na saúde e educação”, disse o novo deputado.
SIMBOLISMO - A presença do secretário Aldemar Santos na posse de Júnior Matuto é o recado que o prefeito João Campos (PSB) dá à Alepe e um reforço ao aliado. “Vim aqui dar um abraço a um amigo que merece chegar aonde chegou. E terá muitas vitórias pela frente”, disse Dema.
FRASE DO DIA: “José Patriota foi um líder que sempre defendeu os interesses do povo de Pernambuco, e é com esse espírito de compromisso que chego à Casa de Joaquim Nabuco”, discursou Júnior Matuto.
RÁPIDAS
HUMBERTO NOS EUA - O senador Humberto Costa (PT) é o único pernambucano integrar a comitiva do presidente Lula para participar da Assembleia Geral da ONU.
VITÓRIA NA ALEPE - O deputado e candidato a prefeito Aglailson Victor (PSB) fez um discurso com duras críticas à gestão municipal e apresentando denúncias. De pronto, o deputado Joaquim Lira (PV) rebateu e disse que Alepe não é ambiente para essa política eleitoreira.
PINGA-FOGO: Davi Muniz conseguirá reverter na Justiça a posse de Matuto na Alepe?