Coluna da quarta | A força do grupo Gouveia em Pernambuco
Com a vitória de Ramos em Paulista, no último domingo, o grupo Gouveia saiu das urnas consagrado como o que mais cresceu na política pernambucana. Sob a liderança do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, e do deputado estadual Gustavo Gouveia, o grupo se firmou para sentar à mesa dos grandes.
Essa força se confunde com a história dos seus dois líderes, primeiro o prefeito Marcelo foi eleito em 2016 contra o histórico Pereira, depois foi reeleição e, nesse ínterim, elegeu seu irmão Gustavo Gouveia como deputado estadual, que, depois, já garantiu a reeleição e a 1ª secretaria da Assembleia Legislativa. Marcelo não parou por aí, foi eleito presidente do Consórcio da Mata Norte e Agreste e, depois, se consolida quando assume a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
E não para por aí. Na eleição deste ano, Marcelo conseguiu preparar o Podemos para o pleito e eleger oito prefeitos, 12 vice-prefeitos e uma boa quantidade de vereadores. Ligados ao seu grupo Gouveia, foram 18 prefeitos em cidades estratégicas como Cabo, Paulista, Carpina, Arcoverde, Paudalho, só pra citar algumas. Sem falar que consolidaram a oposição em outras, ou seja, tendo o outro lado da cidade.
Para finalizar, com esse conjunto de vitórias, Marcelo se prepara para uma candidatura a deputado federal em 2026 e Gustavo trabalha, agora, para ser reconduzido como 1º secretário. Com isso, a força do grupo só vai se expandindo.
REGISTRO DEFERIDO - O ministro Nunes Marques reformulou a decisão do TRE-PE e deferiu o registro de candidatura do prefeito eleito Lula Cabral. Com essa decisão, ele terá tranquilidade para ser diplomado e empossado como prefeito do Cabo de Santo Agostinho.
LINHA DE FRENTE - O deputado federal Mendonça Filho (UB) assumiu de vez o papel de principal defensor do Governo Raquel Lyra. Recentemente, tem destilado críticas ao prefeito João Campos e à Frente Popular, rebatendo o que foi dito contra a tucana. Aos poucos, Mendoncinha está buscando seu lugar na janela.
FRASE DO DIA: “Negar que Raquel foi a grande vencedora da eleição municipal no estado é o mesmo que contestar que João Campos teve uma votação histórica e consagradora no Recife”, disse Mendonça Filho.
RACHA NO UNIÃO - Ficar forte com o Governo e ampliar até seus espaços faz parte da estratégia de Mendonça Filho para também se fortalecer internamente no seu partido, que dá sinais de que ficará com João Campos em 2026. Pra promover um racha, precisa ter força.
ENCONTRO - O ex-senador Armando Monteiro Neto (PODE) foi recebido pelo senador Fernado Dueire (MDB), em seu gabinete, em Brasília. Os dois têm perfis parecidos: técnicos e com muita credibilidade. Esse encontro deixa um recado no ar.
PINGA-FOGO: Terá mudanças no secretariado da Prefeitura do Recife para o segundo governo?