Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Recife divulga ações para o inverno com investimento de R$ 322,9 milhões


Por: REDAÇÃO Portal

09/04/2025
    Compartilhe:

Foto: Reprodução/ TV Globo

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quarta-feira (9), os detalhes da Ação Inverno 2025, que contará com um investimento de R$ 322,9 milhões. A proposta é ampliar os serviços já existentes e intensificar as obras e intervenções em áreas consideradas de risco.

A iniciativa ganha ainda mais importância após as tragédias ocorridas em fevereiro deste ano, quando o município registrou mortes causadas por alagamentos na região central e deslizamentos de barreira na Zona Norte.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do Executivo municipal, a gestão destacou que os trabalhos envolverão ações em encostas, limpeza de canais, drenagem de vias e campanhas educativas junto à população.

Desde 2021, segundo dados oficiais, foram realizadas 5.394 obras em 1.461 pontos da cidade. A prefeitura destacou que, atualmente, são entregues, em média, três obras por dia nas áreas de morro. Até agora, mais de 85 mil metros quadrados de geomanta foram aplicados e outros 15 mil estão previstos para o ano que vem.

Entre janeiro e março de 2025, 29 canais já foram limpos, com a meta de chegar a 99 até o fim do ano. Além disso, três reservatórios de contenção de água estão sendo construídos na Imbiribeira e outros sete estão em fase de planejamento.

A infraestrutura hídrica do Recife também será reforçada com a ampliação de um trecho de um quilômetro do Rio Tejipió e a construção do Parque Alagável do Campo do Sena.

Outro destaque é o Programa Parceria, que já viabilizou a execução de 4.239 obras em colaboração com a população entre 2021 e 2024. Para 2025, estão previstas mais 1.200 intervenções. Também foram construídas 1.019 escadarias e instalados 48 mil metros de corrimão; até o fim de 2025, a meta é acrescentar mais 200 escadarias e 6,4 mil metros de corrimão.

No que se refere à assistência em situações de emergência, a prefeitura informou que agora são três os abrigos permanentes disponíveis. Além disso, 52 locais foram identificados como possíveis pontos de abrigo temporário, o que representa um aumento de oito vezes no número de vagas em relação ao ano anterior.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook