Coluna da terça | Um papa para ser tocado

Certa vez, um estudioso da Igreja Católica disse que João Paulo II foi o papa para ser visto; Bento XVI, escutado; e Francisco, tocado. Hoje, o mundo lamenta a partida do primeiro papa latino-americano e se sentirá órfão dessa presença.
Assumindo a cátedra de Pedro, após uma renúncia histórica do seu antecessor, Jorge Mario Bergoglio estava se preparando para se aposentar quando o conclave escolheu seu nome para o posto mais importante do catolicismo.
Tocou uma reforma profunda e dura na Cúria Romana, quebrando paradigmas de séculos. Tinha que ser um argentino, com sangue latino, para enfrentar os duros ataques de alguns setores da própria Igreja. Manteve-se resiliente. Não foi um pontificado fácil.
Intermediou conflitos, usou da diplomacia como poucos e passou por uma pandemia. Foi o primeiro sucessor de Pedro a escrever sobre ecologia, meio ambiente e inteligência artificial.
Francisco entra pra história com sua fala e jeito simples e renunciando as pompas que o papado traz. Foi um jesuíta com o pé no santo de Assis, que escolheu como nome pontifício.
Resta-nos a recordação de um homem que aceitou uma grande missão divina. E, ainda em vida, fez seu primeiro milagre, fazer milhares de brasileiros se apaixonarem por um argentino.
EM GOIANA - Assim como fez em outras cidades no segundo turno da eleição passada, o prefeito João Campos (PSB) participa, hoje, de uma caminhada ao lado do candidato a prefeito Marcílio Régio (PP). Esse movimento estadualiza a eleição suplementar de Goiana e parece ser a cartada final da campanha do progressista.
AUSENTE ATÉ AGORA - Com aliados nos dois palanques, a governadora Raquel Lyra (PSDB) não ensaiou participar da eleição em Goiana. Parece esperar o vencedor para governar com ele. Com a ida de João Campos para um palanque, essa estratégia poderá mudar.
FRASE DO DIA: “Não serei candidato”, diz o jornalista Cardinot após receber três convites de partidos distintos para disputar o Governo de Pernambuco.
RÁPIDAS
EM BUSCA - Sem Cardinot na disputa, a direita precisa agora buscar um candidato viável para alavancar o projeto do Senado e a manutenção da bancada federal.
SONDADO - O ex-prefeito de Carpina, Manuel Botafogo está sendo sondado por vários partidos para disputar o mandato de estadual. Mesmo fora do mandato, Botafogo tem um espólio grande na região.
PRESENTE NA DESPEDIDA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, vão à Roma para participar do velório do Papa Francisco.
PINGA-FOGO: De onde virá o próximo papa?