Coluna da terça | Eleição de Danilo será o termômetro para o futuro político de Paulo Câmara
Governador eleito e reeleito de Pernambuco, Paulo Câmara tem missão dobrada na eleição do seu sucessor. É a oportunidade que ele terá para se consolidar na política local e nacional.
Primeiro, por ter vivido nos seus oito anos de Governo uma série de crises (pandemia, óleo nas praias, recessão, inflação , impeachment, entre outros). Neste último ano, com recursos em caixa, Paulo tem a chance de se reencontrar com o eleitor pernambucano e diminuir sua rejeição.
Na sucessão, eleger Danilo virou a tarefa prioritária de Paulo. Se isso se concretizar, ele entrará para a história como governador mais vitorioso. Se elegendo e reelegendo em primeiro turno, fazendo dois prefeitos da Capital, além do sucessor.
O que fará após 31 de dezembro, quando deixará o Palácio do Campo das Princesas, será medido pelo resultado das urnas. Tanto na dimensão do PSB, que internamente vive uma guerra de forças, como na relação com o ex-presidente Lula. Se sair vitorioso, Paulo terá um tamanho ainda maior num eventual governo petista.
Por esses motivos, mesmo num ritmo próprio, eleger Danilo Cabral virou a missão principal de Paulo Câmara.
PSB - Hoje, no PSB, o governador Paulo Câmara é o primeiro vice-presidente nacional. O prefeito do Recife, João Campos, está logo em seguida na linha sucessória. Carlos Siqueira já disse que este será seu último mandato no comando da sigla. Portanto, Paulo tem naturalmente a presidência. Esse é mais um motivo que ele precisa fortalecer o PSB em Pernambuco, coração do partido, para essa projeção nacional.
RECURSOS PARA OS MUNICÍPIOS - O governador Paulo Câmara participa da assembleia geral da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Na ocasião, ele vai anunciar R$ 200 milhões para os municípios pernambucanos.
PROS - A sigla anuncia hoje formalmente o apoio à pré-candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco. Sob o comando dó ex-deputado Bruno Rodrigues, o PROS é o primeiro partido que a neta de Arraes conquista nesta fase da pré-campanha.
PINGA-FOGO: Quantos federais o PL vai fazer em Pernambuco?